Monotrilho da Linha 15-Prata não serve nem como atração turística

Linha 15-Prata Monotrilho Energia
Foto: Divulgação

Ao sequer indicar uma possível data para ampliar a operação das duas únicas estações do monotrilho da Vila Prudente, em testes desde sua inauguração em agosto do ano passado, o Governo do Estado de São Paulo dá mais um exemplo do seu descaso com mais de 1,1 milhão de pessoas que vivem nos bairros cortados pela Linha 15-Prata.

Além de ser um modal de transporte com eficácia duvidosa por conta de sua capacidade, sua implantação é um tanto quanto desastrosa. São sucessivos atrasos, coroados pela “descoberta” do córrego Mooca sob a avenida Anhaia Mello. Agora, a obra prometida para 2014 ficará pronta apenas em 2018. É uma mostra da total falta de gestão do Governo do PSDB.

É claro que a oposição ao prefeito Fernando Haddad prefere bater na tecla das ciclovias ao invés de olhar para o monotrilho. É parte do jogo. Ocorre que, apesar das críticas, as ciclovias vêm cumprindo seu papel. O número de pessoas que optaram em usar a bicicleta como meio de transporte aumentou em 50% em um ano e a estimativa dos especialistas é que, ao fim do processo de implantação dos 400 km de ciclovias paulistanas, o número de ciclistas possa chegar a 1,5 milhão.

Também há outro fato muito louvável: houve uma diminuição do número de mortos entre usuários de bicicletas, associado à redução da velocidade nas vias, o que proporcionou mais segurança aos ciclistas, pedestres e também aos motoristas.

Além de dar uma alternativa sustentável ao transporte individual, a Prefeitura não se esquece do coletivo. Uma licitação que renovará todo o sistema de transportes municipal está sendo encaminhada. O Bilhete Único Mensal é uma realidade, assim como o Passe Livre para estudantes da rede pública e universitários de baixa renda.

Outra ação de extrema importância foi a implantação dos ônibus noturnos entre 0h e 4h. Mais de 1,5 milhão de paulistanos que trabalham ou saem para se divertir quando não há mais transporte de massa disponível foram beneficiados. Na Vila Prudente, há uma linha para o Parque Dom Pedro e outra para o Metrô Vila Mariana atendendo nesse horário.

Na Câmara Municipal, estamos discutindo o projeto de lei da Prefeitura para a concessão dos terminais de ônibus municipais. A ideia da gestão Haddad é transformar os terminais em centros comerciais, o que garantirá conforto e comodidade aos usuários, além de gerar emprego e renda.

No que compete à administração municipal, a gestão Haddad tem feito o que precisa ser feito por São Paulo, inclusive para remediar os atrasos do Governo do Estado nas obras do metrô e oferecer alternativas à população, como as faixas exclusivas de ônibus. Enquanto isso, o monotrilho, com suas duas estações e uma linha de obra interminável, segue em operação tartaruga e não serve nem como atração turística na região.

Fonte: Folha da Vila Prudente

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