Metra conclui reforma de trólebus e abre programa de visita à garagem em promoção de aniversário

No total, foram renovados 22 trólebus. Neste mês, empresa completa 18 anos. Em dezembro, corredor faz 27 anos precisando de modernização

A Metra, empresa que opera o Corredor Metropolitano ABD, informou nesta quinta-feira, dia 21 de maio de 2015, que conclui a reforma do último trólebus do lote de 22 veículos que foram modernizados.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Você está no trânsito, na estrada ou no transporte coletivo e precisa enviar alguma informação? Envie sua mensagem, fotos ou vídeos para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448
  • Estes trólebus receberam aperfeiçoamentos no sistema elétrico, para aumentar a eficiência, e itens de conforto e segurança para o motorista e passageiros, como piso emborrachado no lugar do assoalho de madeira, iluminação interna de LED, novas lanternas e faróis, além de painel de comando mais moderno para facilitar o trabalho do condutor, segundo a empresa.

    A modernização destes trólebus começou em junho do ano passado.

    O investimento na modernização dos veículos foi considerado vantajoso tanto para a empresa como para os passageiros por causa da vida útil maior dos ônibus elétricos, que são silenciosos e não emitem gases poluentes durante a operação.

    Um ônibus movido a diesel pode durar entre 10 e 20 anos, dependendo da configuração e do uso. Já a vida útil de um trólebus pode chegar a 30 anos.

    Os ônibus elétricos, de carroceria Marcopolo, modelo Torino, foram produzidos no ano de 1986 sobre chassi da Volvo para o sistema Metrobel, de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

    Mas em 1987, as obras de instalação da rede área para a Avenida Cristiano Machado foram interrompidas por rivalidades políticas locais.

    Uma frota de 42 ônibus elétricos, ainda sequer licenciados, ficou parada por anos nas dependências da encarroçadora Marcopolo, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

    Em meados dos anos de 1990, 20 unidades foram exportadas para o sistema de trólebus de Rosário, na Argentina. As outras 22 unidades ficaram no Brasil. Uma parte chegou a circular pela capital paulista enquanto um lote de trólebus de São Paulo passava por modernizações.

    No final dos anos de 1990, a Metra adquiriu os veículos com baixa quilometragem e ampliou os serviços com os ônibus elétricos.

    EMPRESA COMPLETA 18 ANOS E FAZ PROMOÇÃO DE VISITA À GARAGEM

    Neste mês de maio, a Metra completa 18 anos de operação no Corredor Metropolitano ABD e realiza uma promoção destinada a admiradores de transportes e à comunidade em geral que deseja ver como funciona uma empresa de ônibus e como é a rotina da garagem.

    A visita vai ser na próxima quinta-feira, dia 28 de maio de 2015.

    Para participar do projeto “Garagem Aberta”, os interessados devem tirar fotos dos ônibus e trólebus no Corredor ABD ou na rua. Não serão permitidas fotos dentro de terminais ou tiradas na garagem. Depois, basta enviar para a empresa pelo “inbox” do Facebook ou postar no próprio perfil da Metra na rede social ou pelo Instagram com as as hastags #Metratransportes e #Metra18anos.

    Os autores das 18 melhores fotos vão participar da visita à garagem, conversar com os profissionais e ainda fazer parte da gravação de um vídeo no canal do Youtube Metra TV, junto com atores que apresentam peças educativas nos ônibus e terminais.

    Com informações do Blog Ponto de Ônibus.

    Deixe um comentário