Um incêndio atingiu, na tarde desta quinta-feira, 28, a favela do Moinho, na região central de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, dez viaturas foram deslocadas para a Avenida Rio Branco, na altura do número 1000. Por volta das 17h30, o fogo já havia sido extinto, mas a corporação ainda fazia o rescaldo do incêndio.
A circulação de trens da Linha 8-Diamante da CPTM ficou interrompida das 16h54 até 18h08 entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda, pois a linha férrea passa ao lado da favela. O trecho entre as estações Barra Funda e Itapevi operou normalmente. Não houve alterações na Linha 7-Rubi.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
O trânsito no Viaduto Orlando Murgel chegou a ficar interrompido nos dois sentidos para o trabalho do Corpo dos Bombeiros. Por volta das 18h o trânsito, pelo Viaduto Orlando Murgel, no sentido da Ponte da Casa Verde só tinha apenas uma faixa bloqueada e no sentido da Avenida Rio Branco estava fluindo sem interrupções. E na Avenida Rio Branco o tráfego de veículos também ficou congestionado.
Segundo os bombeiros, cerca de dez barracos foram incendiados. O fogo começou por volta das 16h20 e quarenta e cinco agentes trabalharam no combate ao fogo. Até as 17h30, não havia registro de feridos. Também não se sabe o que pode ter provocado as chamas.
A favela do Moinho já registrou dois grandes incêndios nos últimos quatro anos. Em dezembro de 2011, uma pessoa morreu, três ficaram feridas e 380 famílias, desabrigadas. Em setembro de 2012, um novo incêndio deixou mais um morto e destruiu 80 barracos.