CPTM diz que não tem dinheiro para terminar as obras na estação de Poá

No inicio deste ano o governador Geraldo Alckmin (PSDB) chegou a afirmar (em visita a Mogi das Cruzes) que as obras de modernização da estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) no centro de Poá seriam finalizadas e entregues até o próximo mês de agosto. Mas essa previsão (mais essa) não irá se confirmar, simplesmente, porque as obras estão paradas desde o mês passado.

Nessa semana a reportagem do Jornal Oi questionou a CPTM sobre os motivos da interrupção da obra e pediu um balanço do que já foi feito e o que ainda falta fazer pelo consórcio Pedra Coral que venceu a licitação promovida pela CPTM para revitalizar a estação que é utilizada por cerca de 20 mil pessoas todos os dias. De forma truncada, a CPTM, por meio da sua assessoria de imprensa, informou que as obras de modernização da estação Poá, na Linha 11-Coral, até o momento, contemplaram a finalização da plataforma norte (sentido capital) com a instalação das calhas, portão, luminárias, corrimão e montagem de cobertura.

Já a plataforma sul (sentido capital) está pronta e em operação. No sentido Estudantes, foram feitas a demolição do piso e as escavações necessárias. Também foram executadas a concretagem das caixas dos elevadores. O bicicletário com 60 vagas foi entregue em dezembro do ano passado. “No entanto, a finalização das obras depende da disponibilidade de recursos orçamentários, o que impactará no cronograma de conclusão dos trabalhos”, ressalta a companhia que estimou um prazo para a retomada e conclusão das obras.

A reconstrução da estação da CPTM em Poá começou em setembro de 2012 e como acontece em todas as obras da companhia na região – a previsão era de que as obras fossem entregues até o final de 2013. Esse prazo não foi respeitado e o prazo estabelecido pelo governador (agosto deste ano) também não será cumprido.