17.4 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Artista irlandês faz mural de 20 metros na Estação Dom Bosco

A obra celebra os 15 anos do Expresso Leste e os 23 anos da CPTM

O artista irlandês James Concagh, reconhecido internacionalmente por sua arte abstrata retratando cenários das grandes metrópoles, fará um mural de 20 metros por 2,5 metros na Estação Dom Bosco, na Linha 11-Coral. A obra será realizada em comemoração aos 23 anos da CPTM e aos 15 anos do Expresso Leste (Luz-Guaianases)

Intitulada “Rastro Urbano”, a obra que, homenageia o aniversário do Expresso Leste, será realizada aos finais de semana, começando neste sábado, dia 9, a partir das 9h. O artista será auxiliado por seis funcionários da CPTM, dois que atuam diretamente em obras e os outros quatro que trabalham em estações da Linha 11-Coral.

Essa ideia, segundo James, veio do escultor norte-americano David Smith que, em 1962, utilizou funcionários de uma antiga fábrica italiana para realizar uma obra no festival de artes daquele ano. “Eu tenho um protótipo, mas o mural será uma construção coletiva já que poderemos dialogar com diferentes visões sobre a realidade urbana”, afirma o artista.

James retrata as questões urbanas – como poluição, trânsito e ritmo frenético – utilizando, principalmente, vários tipos de cimento e cal. O objetivo é criar diferentes tons de cinza – a cor de uma grande cidade –, com texturas e formas para mostrar uma São Paulo em movimento.

Para o mural da Estação Dom Bosco, o artista usará 100 kg de cimento, 50 kg de argamassa, 20 kg de areia, 10 pincéis, entre outros materiais. O mural será concluído até o dia 24 e será inaugurado com a presença da Cônsul-Geral da Irlanda em São Paulo, Sharon Lennon, no dia 27 de maio, data do aniversário do Expresso Leste.

Antes de iniciar a obra, James conta que andou de trem várias vezes para buscar inspiração. “Eu me surpreendi com os grafites nas estações, pois eles representam a linguagem da cidade. Espero fazer o usuário entender que a cidade pode ser fixa, porém a gente se movimenta em volta dela assim como uma viagem de trem.”

Sobre o artista

Quando embarcou para o Brasil há 20 anos, James Concagh já tinha realizado exposições na Irlanda. Em terras brasileiras, ele encontrou nova fonte de inspiração. Entre as suas últimas exposições estão:

“Dentro de uma Estreita Paisagem” no Museu Brasileiro da Escultura em 2013. Na ocasião, James exibiu 22 trabalhos: 5 obeliscos e 17 obras de técnica mista sobre tela de algodão e ráfia. O projeto, de cunho sustentável, reaproveitou materiais como ráfia e sacos de entulho para criar e estruturar suas obras.

“Memórias da Resistência I e II” nas estações Luz e Brás da CPTM em 2010. A série, que reuniu 26 obras, foi inspirada em situações de guerra.

Atualmente, cinco obras suas estão em exposição permanente no Centro Brasileiro Britânico.

Serviço
Elaboração do Mural do artista James Concagh
Local: Estação Dom Bosco, Linha 11-Coral
Endereço: R. Sabaddo D’Angelo, 1024 – Itaquera
Datas e horários da elaboração do mural:

09/05, sábado, das 9h às 15h.
10/05, domingo, das 10h às 15h.
16/05, sábado, das 9h às 15h.
17/05, domingo, das 10h às 15h.
23/05, sábado, das 9h às 15h.
24/05, domingo, das 10h às 15h.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS