Taxistas fazem carreata contra aplicativo Uber em São Paulo

Taxistas realizam uma manifestação nesta quarta-feira (8) contra o uso de aplicativos para carona remunerada com carros particulares em São Paulo. Após a concentração na Praça Charles Muller, no Pacaembu, Zona Oeste, cerca de 400 carros seguiram em carreata para a Câmara Municipal. O protesto foi encerrado no início desta tarde.

O foco da manifestação foi o aplicativo Uber, que está presente em 56 países. No Brasil, além da cidade de São Paulo, o aplicativo já chegou à cidade do Rio de Janeiro, a Brasília e a Belo Horizonte.

  • Viu algo no trânsito? Acidente, congestionamento ou falha no transporte? Envie agora no WhatsApp (11) 96292-9448 ou marque @mobilidadesampa. Sua informação ajuda milhares de pessoas em tempo real!
  • Siga o Mobilidade Sampa: X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, WhatsApp e Telegram.
  • Quer anunciar? Impulsione sua marca! Saiba mais.
  • O aplicativo de carona remunerada conecta passageiros e motoristas através de celulares. Por serem ilegais, os carros não possuem taxímetro. O próprio app gera um valor baseado no tempo e distância percorrida. O pagamento também é realizado pelo aplicativo, com o uso de cartão de crédito.

    Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o serviço de passageiros na capital paulista deve ser realizado exclusivamente por taxistas autorizados pela Prefeitura.

    Em nota, a empresa diz que “acredita que os brasileiros devem ter assegurado seu direito de escolha para se movimentar pelas cidades”. “A Uber ressalta ainda que não é uma empresa de táxi, muito menos fornece este tipo de serviço, mas sim uma empresa de tecnologia que criou uma plataforma tecnológica que conecta motoristas parceiros particulares a usuários que buscam viagens seguras e eficientes, em mais de 300 cidades de 56 países.”

    Protesto e carreata

    A concentração começou por volta das 9h na Praça Charles Muller. Às 11h20, os taxistas seguiram em carreata pela Rua Desembargador Paulo Passaláqua, até a Câmara Municipal de São Paulo. Eles chegaram na sede do Legislativo às 12h15.

    A Comissão de Trânsito e Transportes, na Câmara, deve ouvir o diretor do Departamento de Transportes Públicos (DTP), da Secretaria Municipal de Transportes, Daniel Telles. Ele irá prestar esclarecimentos sobre as ações de fiscalização da administração municipal contra o uso do aplicativo.

    “Nós somos contra o transporte clandestino de passageiros. São carros particulares prestando serviço de táxi, o que a legislação não permite”, disse Edmilson Americano, presidente da Associação Brasileira das Associações e Cooperativas de Táxi.

    O vereador Adilson Amadeu (PTB) é autor de um projeto de lei que proíbe o uso de carros particulares com aplicativo de transporte de passageiros. A multa prevista ao infrator pela lei seria de R$ 1.700 e o veículo seria apreendido.

    “O que não pode são irregularidades entrarem em uma profissão onde tem quase 35 mil táxis”, afirmou o vereador. Segundo ele, cerca de 1,2 mil veículos usam o Uber em São Paulo. Ele reclama que só 8 carros foram apreendidos desde o ano passado pela Prefeitura.

    Taxistas protestam contra serviço irregular de transporte de passageiros em SP (Foto: Tatiana Santiago/G1)

    Fonte: G1

  • Siga o Mobilidade Sampa: BlueSky e Threads.
  • Vai viajar? Economize 30% no seguro. Use o cupom TBTCOM30 e proteja sua viagem. Contratar agora!
  • Sua marca ao lado de quem informa a cidade em tempo real. Participe do Mobilidade 24 Horas!
  • Deixe um comentário