18.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Pesquisa aponta Curitiba como a capital com menos problemas na sinalização

Uma pesquisa colaborativa que teve seus resultados parciais divulgados na quarta-feira, dia 13 de abril, apontou Curitiba como a capital com menos problemas na sinalização dirigida a ciclistas, pedestres e passageiros do transporte público. O balanço é o primeiro resultado da campanha Sinalize, da Mobilize Brasil, que considerou no levantamento 13 capitais do país.

Apesar da colocação, Curitiba obteve 5,4 pontos numa escala que vai de um a dez. Em segundo e terceiro lugar aparecem, respectivamente, Rio de Janeiro (4,6 pontos) e Porto Alegre (4,2 pontos). A capital pior avaliada foi Manaus, que obteve a nota 0,7.

Para chegar às informações, a Mobilize Brasil contou com a ajuda de voluntários nos locais analisados. Por conta própria, estes colaboradores enviaram relatórios à organização apontando os problemas e os pontos positivos de alguns trechos das cidades.

Como não se trata de uma pesquisa científica, não houve um padrão para definir quais pontos deveriam ser analisados. Assim, a escolha do local ficava por conta do próprio colaborador.

A ideia era, no entanto, fazer avaliações em vias e rotas de grande circulação, somente em regiões com urbanização antiga, com mais de 50 anos. A preferência era para trechos de ciclovias ou vias de grande circulação de ciclistas; áreas no entorno de escolas, hospitais ou postos de saúde; avenidas com grande circulação de pedestres, ou centros, pontos turísticos relevantes, terminais de ônibus, trens e metrôs, além dos próprios veículos coletivos desses sistemas de transporte.

Em Curitiba foram analisados 13 pontos, sendo cinco referentes à sinalização para ciclistas, quatro para pedestres e outros quatro para transporte público.

A nota da sinalização para pedestres na capital paranaense foi de 5,5, a mesma que a propiciada para ciclistas. Os sinais de indicação de transporte público alcançaram, por sua vez, 5,2 pontos.

Ainda dá tempo

De acordo com a assessoria de imprensa da Mobilize Brasil, uma das ideias da campanha é juntar o maior número de informações sobre a sinalização nas capitais e, futuramente, repassar o documento às autoridades responsáveis pela administração local.

Por isso, o mesmo formulário usado pelos colaboradores do Mobilize está disponível para o público, que pode ajudar no prolongamento da campanha e avaliar a sinalização de suas cidades e bairros. Estas informações ajudarão a compor um mapa que aponta os locais avaliados.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS