Moradores de bairros como Morumbi, Jardins e Santana poderão voltar a fechar ruas e vilas e impedir a passagem de carros e pedestres. A Câmara Municipal de São Paulo voltou a discutir o tema por meio de projeto apresentado nesta semana. O prefeito Fernando Haddad se comprometeu a estudar a viabilidade jurídica de sua implementação.
PORTÃO
Em troca da autorização, os moradores teriam que pagar um IPTU maior que o dos outros moradores da cidade. A lei só permitiria o fechamento de vias que têm características de rua sem saída.
ABRE TUDO
A medida é polêmica – há alguns anos, o Ministério Público conseguiu derrubar na Justiça lei semelhante e ordenou a reabertura de ruas que já estavam obstruídas por pedras e cancelas.
PANDEMÔNIO
O vereador Nelo Rodolfo, autor da proposta, diz que foi pressionado por moradores. Segundo ele, a proibição de fechar as ruas “está causando um pandemônio no Morumbi, nos Jardins, no Alto de Santana, na área nobre do Butantã, no Real Parque”. Ele se reuniu com Fernando Haddad há alguns dias. Diz que o prefeito “adorou” a nova proposta e escalou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, para estudá-la.
Fonte: Mônica Bergamo