Segundo a CPTM, por volta das 18:30 desta quinta-feira (26), houve confusão na Estação da Luz entre torcedores do Corinthians na plataforma da Linha 11-Coral. Os seguranças separaram as torcidas em trens diferentes. Porque alguém gritou “tiro”, as pessoas no local se agitaram, mas ainda de acordo com a CPTM, não houve tiros ou feridos. Muitos usuários reclamaram de tumulto, informações desencontradas e pessoas passando mal ou machucadas.
Nota emitida pela CPTM em 30/03:
“Conforme nota sobre o ocorrido no dia 26/03/2015, segue o posicionamento da CPTM: na tarde desta quinta-feira (26/3), por volta das 18h15, houve um desentendimento entre alguns torcedores corintianos que estavam na plataforma da Estação da Luz, aguardando o trem com destino à Corinthians-Itaquera. Os seguranças da CPTM imediatamente atuaram na ocorrência e organizaram o embarque dos torcedores em grupos, no último carro de cada trem. A CPTM já está analisando as imagens do circuito interno para tentar identificar os envolvidos na ocorrência.”
Recebemos via Twitter os relatos de dois usuários que estavam na Estação da Luz que não condizem com o que a CPTM se pronunciou oficialmente na nota acima.
Relato do usuário Junior Viana: “Estávamos todos no corredor de acesso quando os torcedores do Corinthians começaram a brigar e um estava armado. O povo saiu correndo passando por cima dos que estavam caídos no chão, e estava completamente lotado. Os guardas da CPTM ainda falaram que isso era normal! Me encostei na parede para não ser arrastado, e a CPTM acha isso normal. Eu ouvi tanta gente gritando e vendo aquele rio de gente pra cima de mim, que parecia filme. Eu estava em frente ao portão da Linha 4-Amarela, e todo mundo voltou correndo, que susto!”
Relato da usuária Mayara Azevedo: “Foi feio eu tava no meio da passagem para a Luz, vi muita gente passar por cima um dos outros. Na hora que começou a gritaria e o pessoal começou a correr só dei um jeito de sair do meio e encostar na parede. Pedi pro pessoal que tava comigo voltar sentido Linha Amarela do que ficar ali no corredor. Tirei uma mulher do meio do empurra empurra e grudei ela na parede! Ela tava em choque e ninguém ajudava. Não vi um segurança para ajudar no controle da situação. O problema maior foi o pânico das pessoas! Porque nenhuma torcida desceu da CPTM pra Linha Azul ou Amarela. A galera precisa saber se ajudar mais nessas ocorrências! Manter a calma é essencial! Não vi segurança algum na transferência para a Luz tentando manter a ordem e ajudar. Agora senti na pele como o Metrô/CPTM não tem preparo algum nessas situações!”
Confira abaixo dois vídeos registrados pelo usuário Maurício Marques em que mostram o momento da correria na Estação da Luz.
https://www.youtube.com/watch?v=uYcVKiTioU8
https://www.youtube.com/watch?v=-PP-4XJhRnw
Vídeo exibido pelo telejornal Café com Jornal da TV Bandeirantes.
* Atualização em 30/03 às 17h45