30.2 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Geraldo Alckmin diz que vai multar consórcio após atraso em estações da Linha 4-Amarela

Governo vai abrir licitação para obras das estações Morumbi e Vila Sônia.

Consórcio Isolux Córsan-Corviam diz que atraso é culpa da companhia.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou que o consórcio espanhol que ganhou licitações para construir a Linha 4-Amarela do metrô, mas que não concluiu o serviço, vai sofrer sanções. “Tem multa e tem garantia”, disse nesta segunda-feira (30) durante evento na futura estação AACD-Servidor da linha 5-Lilás.

Os valores não forem informados pelo governador. Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, o departamento jurídico do Metrô vai analisar o contrato para que as “medidas cabíveis” sejam tomadas.

O governador falou sobre o acordo com o Banco Mundial, um dos financiadores da obra. “Que ficou acertado com o Banco Mundial? Que duas estações que estão bastante adiantadas [Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire] ela terminaria, ela tem esse mês de abril, não é para enrolar, é para pegar pra valer a obra. E nós vamos licitar as outras duas, que são Morumbi e Vila Sônia.”

Caso as obras não sejam retomadas em um mês, haverá rescisão de contrato, segundo o secretário Clodoaldo Pelissioni.

O consórcio Isolux Corsán-Corviam disse na semana passada que ainda não foi notificado sobre punições e que, se elas ocorreram, apresentará defesa.

Segundo o consórcio, as empresas contratadas pelo Metrô demoraram para entregar os projetos e isso aumentou o prazo da obra em 50%. A empresa diz ainda que o Metrô levou muito tempo para aprovar serviços que não estavam no contrato inicial e que estes atrasos impactaram nos custos de pessoal, equipamentos e materiais.

O Metrô diz que o consórcio recebeu todos os projetos necessários para o andamento e afirmou ainda que, para vencer a licitação, o consórcio ofereceu um desconto de até 42% no preço sugerido, o que levou a companhia, desde o começo, a desconfiar que a construtora não conseguiria cumprir o combinado. Como o consórcio apresentou toda a documentação exigida, o Metrô se viu obrigado a aceitar o negócio.

Novas estações

O acordo para a licitação das estações São Paulo-Morumbi e Vila Sônia foi costurado com o Banco Mundial, que é o financiador da obra. O valor a ser investido é de aproximadamente R$ 500 milhões.

A obra deve começar no início de 2016. A Estação Morumbi deve ser entregue no final de 2017 e a Vila Sônia, em 2018. Quando prontas, ambas serão administradas pela concessionária Via Quatro.

Promessa desde 2006

O contrato para início da primeira fase das obras da Linha 4 foi assinado em novembro de 2006. As primeiras estações inauguradas foram Paulista e Faria Lima, em maio de 2010.

A segunda fase de obras teve licitação fechada em 2012 por R$ 1,8 bilhão. Mas, dentro desta etapa, apenas a estação Fradique Coutinho foi aberta, novembro de 2014.

Atualmente, com obras paradas, na área da estação Oscar Freire, a madeira que seria usada para erguer as estruturas está apodrecendo. Pedaços de ferro enferrujam, e funcionários dizem que há cinco meses não têm o que fazer.

Na área da futura Estação Morumbi, as detonações mal começaram e já pararam. Já a futura estação Vila Sônia serve apenas como depósito de material.

Perfil da Linha 4

A Linha 4 terá 11 estações, ao longo de quase 13 km entre a Luz e a Vila Sônia. A obra começou em 2004 e deveria ter sido entregue em 2009. Até agora, porém, só 7 estações foram concluídas. A última, a Fradique Coutinho, em Pinheiros, ficou pronta no fim do ano passado.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS