19.5 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Falhas e vandalismo prejudicam circulação de trens nas linhas da CPTM nesta terça-feira

LINHA 12-SAFIRA

Na Linha 12-Safira por volta das 18h47 os trens circulavam com intervalos maiores entre as estações Itaquaquecetuba e Calmon Viana devido a um ponto de alagamento na altura da estação Aracaré. Os trens circulavam por apenas uma via nos dois sentidos; a outra estava bloqueada pelo alagamento.

Logo depois por volta das 19h34 o alagamento cessou e a circulação de trens entrou em processo de normalização.

Porém após às 20h os problemas na Linha 12 se agravaram:

– Às 20:25 por motivo de falha de equipamento de via, os trens da Linha 12 não estavam circulando entre as estações Aracaré e Calmon Viana.

– Minutos depois às 20:27 por motivo de ato de vandalismo, a circulação de trens ficou interrompida entre as estações Itaquaquecetuba e Calmon Viana.

– Às 20:37 a CPTM informava que a circulação de trens da Linha 12 estava em processo de normalização.

– Por volta das 21:09 novamente por motivo de ato de vandalismo, a circulação de trens entre as estações Itaquaquecetuba e Calmon Viana, estava novamente interrompida. O Paese foi acionado para disponibilizar ônibus aos passageiros afetados pelo problema e, até as 22h, não havia previsão de liberação do local.

O problema começou por volta das 20h20, quando pneus foram incendiados nos trilhos, próximo à estação Aracaré. O maquinista de um trem que seguia no sentido Calmon Viana viu o bloqueio e avisou a central da empresa, que determinou a volta das composições que estavam perto do local.

Os passageiros não precisaram descer na via e desembarcaram normalmente na estação Itaquaquecetuba, informou a CPTM.

A CPTM afirmou que não havia nenhum protesto no local e a circulação de trens acontecia normalmente quando ocorreu o ato de vandalismo.

Por volta das 22h40 a circulação de trens foi restabelecida entre as estações Itaquaquecetuba e Calmon Viana e a linha 12 entrou em processo de normalização.


LINHA 8-DIAMANTE

Uma falha fez com que os trens da Linha 8-Diamante da CPTM circulassem com velocidade reduzida na manhã desta terça-feira e no começo da tarde.

Por volta de 05h06 da manhã, devido à interferência externa, os trens da Linha 8-Diamante circulavam com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Jandira e Antônio João. Segundo a CPTM um equipamento de via foi danificado durante a chuva na noite desta Segunda (23/2).

Por volta das 7h24 a circulação de trens da Linha 8 passou a ficar com velocidade reduzida entre as estações Itapevi e Antônio João. Mais tarde por volta de 12h54 a circulação de trens da Linha 8 ficou com velocidade reduzida em toda a sua extensão entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.

Às 13h14 teve uma falha em um equipamento de via que afetou a circulação apenas no trecho entre Barra Funda e Júlio Prestes. Por fim às 13h49 o problema operacional foi resolvido em definitivo e a circulação de trens entrou em processo de normalização.

Diversos usuários relataram via Twitter (@Linha8_CPTM) dificuldades em seu trajeto:

O usuário Gustavo Delgado (@gustavosdelgado) relatou: “maior tempo de parada entre as estações Carapicuíba e Itapevi”.

O usuário Alan Torquato (@alantorquato) relatou: “a linha diamante com o freio de mão puxado hoje, alguma previsão de normalização? 25 minutos de Jandira até Barueri não dá!”.

A usuária Bell (@dreaminess__) relatou: “L8 está impossível até de respirar dentro do trem porque não tem ar o suficiente p/ tanta gente trancada junto”.

O usuário Sérgio Silva (@sergio_fsilva) relatou:
“Trem da @Linha8_CPTM está com lentidão sentido JP demorou 25 minutos de Barueri a estação de Osasco”.
“Linha8_CPTM estou no trem cheio velocidade quase parando AC bom”.
“Estação Barueri cheia por causa da falha entre Antonio João e Jandira”.

Plataforma da estação Pirituba da Linha 7-Rubi: Foto: Thaís Teles
Plataforma da estação Pirituba da Linha 7-Rubi (Foto: Thaís Teles)

LINHA 7-RUBI

Na Linha 7-Rubi que atende o trecho (Jundiaí – Luz) um trem da série 3000 apresentou problemas na estação Pirituba por volta das 7h00 da manhã e a composição teve que ser recolhida, causando reflexos temporários na circulação dos trens da Linha 7-Rubi.

Muitos usuários nos relataram via Twitter (@Linha7_CPTM) dificuldades no seu trajeto:

A usuária Tuany Martins (@Tuanymartins) relatou: “Tá um inferno na estação Pirituba! Totalmente tumultuada! Ninguém consegue entrar no trem! fazem 2 horas que estou tentando entrar no trem! A linha7 é lotada de estações, deveriam rever isso! A cada dia que passa só piora!”.

A usuária Simone (@Simone_Marias) relatou: “Trem com trajeto atrasado, usuários ficaram uns 7 minutos presos em Vila Clarice”.


LINHA 10-TURQUESA

Já na Linha 10-Turquesa, que atende o trecho (Brás – Rio Grande da Serra) por volta das 07h40 da manhã a CPTM informava: “No momento, a circulação de trens ocorre com maior intervalo entre as estações Brás e Mauá . A CPTM está atuando para ampliar o número de trens em operação”. Logo depois por volta das 08h05 a circulação de trens da Linha 10 entrou em processo de normalização após a ampliação do número de trens.

O usuário Alan Alves (@dev_alan87) relatou via Twitter (@Linha10_CPTM): “Linha 10 turquesa sentido Brás! Desde ontem tá um horror esse horário!”.

O usuário Iran Espessotto (@iranesp) relatou: “E mais um dia a linha 10 da CPTM está com lentidão e estações e plataformas lotadas”.

O usuário Rodrigo Sudo (@rodneydj) relatou: “Está muito tenso mesmo. Muito cheio, um calor insuportável… Tô saindo quase uma hora mais cedo de casa”.

Só para relembrar desde ontem 23/02 muitos usuários estão reclamando que a Linha 10-Turquesa está com o índice de lotação acima do normal para esta semana. Seria reflexo do velho ditado que a rotina paulistana começa em definitivo após o Carnaval?


LINHA 9-ESMERALDA

Na Linha 9-Esmeralda não houve registro de ocorrências oficiais segundo a CPTM, porém muitos usuários reclamaram de lotação acima do normal para a manhã. E muitos usuários reclamando de velocidade reduzida entre diversas estações no trecho entre Grajaú até Osasco.


LINHA 11-CORAL

Na Linha 11-Coral também não houve registro de ocorrências segundo a CPTM.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS