Foram anunciadas, no último dia, 18/12, a autorização do edital e a homologação da Parceria Público-Privada (PPP) para a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos da Baixada Santista.
“São ações que visam o transporte de alta capacidade, qualidade, não poluente e que beneficiam o transporte coletivo e metropolitano”, disse o governador Geraldo Alckmin durante o anúncio, que ocorreu no Palácio dos Bandeirantes.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
O edital de pré-qualificação das obras do VLT refere-se ao trecho Conselheiro Nébias – Valongo. São 8 km de extensão, 14 estações de embarque/desembarque e público estimado em 40 mil usuários por dia. A previsão é que as obras sejam iniciadas no 1º semestre de 2015.
A homologação do vencedor da licitação é para operar o Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada Santista por meio de Parceria Público-Privada (PPP). A licitação refere-se à operação do transporte intermunicipal, incluindo ônibus, VLT, além do fornecimento de sistemas e de veículos (ônibus e VLTs), operação e manutenção nos nove municípios da Baixada Santista.
O investimento privado é de R$ 666 milhões, destinado ao fornecimento de sistemas de sinalização, telecomunicação e bilhetagem para o trecho Barreiros – Samaritá. Inclui também o fornecimento de outros 11 VLTs, além dos 22 contratados para o trecho Barreiros-Porto. O prazo de vigência da concessão é de 20 anos.
A assinatura do contrato com o consórcio está prevista para fevereiro de 2015 e o prazo para que o consórcio assuma a operação é de 180 dias a partir da assinatura do contrato.
Do Portal do Governo do Estado