Neste último Sábado (15/11) nós da equipe do Mobilidade Sampa estivemos conferindo pessoalmente a nova estação Fradique Coutinho da Linha 4-Amarela. E como dizem a maioria dos usuários “aleluia inaugurada!”. Partimos da estação Paulista em direção a nova estação, com fluxo alto de pessoas dentro do trem.
Finalmente depois de 4 anos, a nova estação ficou pronta. Mas esperamos que as próximas estações que faltam para serem inauguradas (Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia) não demorem mais tempo ainda, pois irão beneficiar muitos usuários. O governador Geraldo Alckmin disse ontem que o atraso na entrega da estação Higienópolis se deve a um problema geológico na região da estação que segundo ele foi resolvido. Futuramente há planos da Linha 4-Amarela ser estendida até a cidade de Taboão da Serra, já que a mesma faz divisa com São Paulo e fica próxima da futura estação Vila Sônia, ali na avenida Francisco Morato. Esperamos que se planejem, pois consequentemente irá sobrecarregar a Linha 4 Amarela.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Devido ao feriado do dia 15/11 o movimento de passageiros era extremamente tranquilo no embarque e desembarque. Mas o fluxo era alto de passageiros dentro dos trens tanto no sentido Butantã e Luz. Nesta semana, do dia 17/11 a 21/11 a estação funcionará das 10h às 15h. A partir do dia 22/11 terá horário de funcionamento normal.
Nos bloqueios da estação já tem o bloqueio exclusivo para os usuários do Cartão Bom. Há uma bilheteria com dois guichês próxima aos bloqueios. Além disso, depois que você pagar a passagem nos bloqueios, o usuário terá a disposição sanitários. Pois nas outras estações ainda não há sanitários após os bloqueios.
A decoração da estação é bem colorida e a fachada também, o que dá um visual moderno para o tradicional bairro de Pinheiros. A expectativa é de que nos primeiros meses a estação receba cerca de 15.000 usuários por dia. E vai desafogar um pouco a estação Faria Lima.
Estava ventando demais dentro da estação, não sei se devido a ventilação que vem da rua ou por ontem ter tido a atuação de uma massa de ar polar que está sobre a cidade de São Paulo nestes últimos 2 dias, muito vento mesmo. Num certo momento já teve a primeira retirada de objeto da via, o funcionário teve que descer nos trilhos para retirar uma sandália.
Fora o cheirinho de comida que vem da rua, pois as ruas no entorno são lotadas de restaurantes, pois o bairro de Pinheiros na Zona Oeste é um forte polo gastronômico. Além de contar com bares e muitos centros culturais. Só não vimos comércios essenciais como padarias, bancos, lotéricas, mercadinhos, a não ser uma pequena farmácia uns 20 metros dali. O preço das residências e comércios para se alugar ou comprar subiram muito nos últimos anos devido a presença de uma estação de metrô.
O bicicletário só irá funcionar a partir do dia 22 (Sábado), o mesmo fica ao lado da estação na rua Fradique Coutinho, não ficou pronto a tempo da inauguração. Confira abaixo diversas imagens da nova estação que selecionamos especialmente para você usuário que está lendo esta matéria. Qualquer comentário você pode enviar para (sampamobilidade@gmail.com).
Reportagem: Eduardo Paulino da Silva.