22.1 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Linha 15-Prata: Leia o que foi destaque no mês de maio

O mês de maio está terminando, sendo o segundo mês de operação assistida das novas estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União da Linha 15-Prata, após a sua inauguração às pressas que aconteceu no início de abril.

No final de abril contei em um outro post sobre o que eu observei nas novas estações e nas viagens que fiz pela Linha 15-Prata, sobre as falhas na operação, declaração de ocorrências, se o monotrilho vai chegar na Cidade Tiradentes, entre outros detalhes.

Agora venho contar aqui o que mais eu presenciei nas estações e durante as viagens, as falhas ocorridas, quantidade de passageiros transportados, a não previsão do funcionamento em horário comercial e o que mais foi notícia sobre a Linha 15-Prata durante este mês de maio. Continue lendo.

ESTAÇÕES SÃO LUCAS E VILA TOLSTÓI

Durante este mês de maio na Estação Vila Tolstói os funcionários realizaram trabalhos de paisagismo e pintura na área externa da estação, próximo à saída norte pela Rua Angical do Piauí. Os pisos e outras áreas da estação ainda faltam um pouco mais de limpeza, já que a estação foi entregue inacabada quando foi inaugurada.

Já na saída sul pela continuação da Rua Angical do Piauí os funcionários faziam reparos nas partes altas da estação em um caminhão de carga com um pequeno elevador.

Na Estação São Lucas, o mezanino da estação ainda está aberto pela metade, somente está aberta aos passageiros a área onde ficam os bloqueios, SSO e as escadas rolantes para acessar a plataforma.

Na esquina da saída norte pela Rua Francisco Fett, observei em alguns dias entulhos colocados na calçada ao lado da área onde estão concluindo os trabalhos de paisagismo. Numa área próxima ficavam sempre estacionados um caminhão e um pequeno trator.

A movimentação de passageiros nos dias que observei foi bastante tranquila, havia desde jovens que estavam indo pra escola ou voltando da escola, pessoas indo trabalhar ou carregando sacolas de compras. Observei certa vez um casal visitando o monotrilho, parecia ser a primeira vez, tiravam bastante fotos e ficavam impressionados pela altura que o trem fica sob a Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello.

Nos vagões também continuaram a presença de dois seguranças para acompanhar a movimentação de passageiros.

FALHAS QUE OCORRERAM DURANTE O MÊS DE MAIO

Neste mês de maio aconteceram novas falhas ocasionadas por diversas razões e falta de energia elétrica, no mês de abril eu contabilizei que aconteceram 9 falhas. Eu fiz um pequena cronologia das falhas que ocorreram durante o mês de maio.

  • 1º de maio: Falta de energia elétrica entre as estações Vila Prudente e Vila União entre 11h55 e 12h13;
  • 2 de maio: Falha de trem entre as estações São Lucas e Vila União entre 12h08 e 12h10;
  • 3 de maio: Falha em trem na Estação Oratório entre 13h40 e 13h50;
  • 4 de maio: Falta de energia elétrica entre as estações Vila Prudente e Oratório entre 11h39 e 11h42;
  • 14 de maio: Falha em equipamento de via entre as estações Vila Prudente e Oratório entre 10h21 e 10h22, inclusive neste dia a operação assistida não aconteceu entre as estações Vila União e Oratório, em razão de uma falha no sistema de sinalização, as quatro novas estações ficaram fechadas;
  • 18 de maio: Falta de energia elétrica entre as estações Vila Prudente e Oratório entre 13h e 13h06;
  • 28 de maio: Falta de energia elétrica entre as estações Vila Prudente e Oratório entre 11h35 e 11h37 e depois entre 15h35 e 15h57;
  • 29 de maio: Falta de energia elétrica entre as estações Vila Prudente e Oratório entre 15h30 e 15h33;

LINHA 15-PRATA

A rádio Band News FM entrevistou o diretor de operações do Metrô, Milton Gioia Júnior, ele disse que a abertura das quatro novas estações em horário comercial das 4h à meia-noite ainda vai demorar de 2 a 3 meses e também disse que em junho devem ser inauguradas mais quatro novas estações (Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus).

A reportagem também conversou com alguns moradores da região de São Mateus que estão ansiosos pela inauguração da estação no bairro, para fugir do estresse que é utilizar os ônibus lotados da linha 5110-10 Terminal Mercado – Terminal São Mateus e não enfrentar mais o congestionamento na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello dentro dos coletivos.

Eu tentei localizar o aúdio desta reportagem para disponibilizá-la completa aqui, mas no site da rádio Band News FM não localizei com sucesso.

Fazenda da Juta passarela
Estação Fazenda da Juta

PASSAGEIROS TRANSPORTADOS

Um levantamento feito pelo blog Metrô CPTM aponta que o monotrilho da Linha 15-Prata transportou 51,2 mil pessoas entre o dia 6 de abril (quando as quatro novas estações foram inauguradas) e o dia 16 de maio, esta quantidade de pessoas transportadas foi somada junto à entrada de passageiros na Estação Oratório.

A média diária de passageiros na Linha 15-Prata foi de 2.133 passageiros. A Estação Vila União é a mais movimentada da linha, com 14 mil passageiros que passaram pela estação no período.

OPERAÇÃO COMERCIAL

Por enquanto as novas estações (São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União) funcionam no formato de operação assistida de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, sem cobrança de tarifa. Ao desembarcar na Estação Oratório é necessário descer do trem para pagar a passagem nos bloqueios da estação.

E uma pergunta feita pelos passageiros tem sido frequente nos canais do Mobilidade Sampa, seja pelo Twitter ou pelo nosso Whatsapp, quando as novas estações vão finalmente funcionar em horário comercial?

O Metrô informa em seus canais de atendimento que “Não tem como precisar a data, esse modelo de operação assistida segue o padrão internacional para a abertura de novas estações de metrô e deve ser ampliado gradativamente até chegar ao funcionamento pleno, como em toda a rede. Ela consiste na apresentação da estação aos passageiros, garantindo a infraestrutura necessária para o funcionamento dos terminais, vários sistemas e equipamentos estão sendo acompanhados”.

Estação Oratório
Passarela do acesso sul da Estação Oratório

ACOMPANHAMENTO

Eu vou continuar acompanhando nos próximos meses todas as informações a respeito da Linha 15-Prata e irei atualizar aqui no site, não deixe de acompanhar.

Se você tiver qualquer dúvida ou quiser colaborar com alguma informação sobre a Linha 15-Prata me envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br ou envie uma mensagem no Whatsapp (11) 96292-9448 que irei te responder. Até mais!

LEIA TAMBÉM

  • O jornal Folha de Vila Prudente fez uma matéria onde conta sobre as quatro novas estações que ainda estão em obras, mesmo com o funcionamento em operação assistida. A reportagem também conversou com alguns passageiros onde estão ansiosos para que a linha funcione em horário integral.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS