A terceira semana do Maio Amarelo, movimento que acontece em várias partes do mundo para incentivar a convivência entre os modais e conscientizar a todos sobre a importância de reduzir os índices de mortos e feridos no trânsito, terá atividades voltadas para os motociclistas visando a segurança de quem trafega de moto pelas ruas da cidade de São Paulo.
Em parceria com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a Abraciclo (Associação Brasileira de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), vai realizar check-up nas motos que trafegam pelas marginais Tietê e Pinheiros gratuitamente. De segunda-feira (15/05) até sexta-feira (19/05) das 10h às 16h os motociclistas vão poder ter seus veículos avaliados e ainda receber informações para que possam trafegar com mais segurança no trânsito de São Paulo.
A ação contempla a avaliação gratuita das condições mecânicas de 21 itens da moto e demonstra, na prática, como deve ser realizada a pilotagem defensiva e o uso correto do sistema de frenagem. Para completar, acontece também a distribuição de brindes aos motociclistas participantes e a entrega de vales, que possibilitam a troca completa de óleo do veículo.
Segundo levantamento realizado ao longo das 19 edições do Moto Check-Up, promovido pela entidade, o freio traseiro, com 33,4%, é o item que lidera as estatísticas de necessidade de reparo e/ou substituição nas motocicletas, seguido da relação (transmissão), com 27,4%, e freio dianteiro, com 27,3%.
Vale ressaltar que a ação não tem caráter de fiscalização, sendo destinada à conscientização dos motociclistas sobre a importância da condução segura.
A atividade vai acontecer todos os dias na Marginal Tietê, sentido Rodovia Ayrton Senna, na ponte Governador Orestes Quércia, conhecida como “Estaiadinha”. De acordo com a Abraciclo, a ideia é que até o final da semana 5.000 motos sejam avaliadas.
CIRCUITO DE MOTOS
Além da atividade de check-up na Marginal Tietê, o motociclista também terá um circuito montado no estacionamento externo do Shopping Eldorado de terça-feira (16/05) até sexta-feira (19/05), das 10h às 16h.
O evento “Pilotando a vida com segurança”, vai passar dicas para o motorista dirigir com cautela com orientações de frenagem, ultrapassagem, entre outras informações. Os interessados vão poder treinar em um circuito montado no local. O evento é gratuito.
Nas duas próximas semanas, as atividades serão voltadas para veículos de passeio e também veículos coletivos e de carga. Confira a seguir alguns dos eventos programados:
Veículos de passeio – 21 a 27 de maio
Uma das ações feitas durante essa semana será sobre o uso consciente das vagas especiais, que são voltadas para pessoas com deficiências, idosos e gestantes. Também estão programadas várias apresentações de teatro e distribuição de materiais educativos para os condutores.
Veículos coletivos e de carga – 28 a 31 de maio
Um ônibus antigo e um novo vão ficar expostos em frente ao Pátio do Colégio, e receberão o público, que conhecerá a evolução dos coletivos no decorrer dos anos.
Além da programação definida pela Prefeitura, entidades de classe e a sociedade civil também podem participar do Maio Amarelo e sugerir programações próprias por meio do site criado para o evento (http://maioamarelo.prefeitura.sp.gov.br).
O Maio Amarelo conta com a parceria da Fundação Bloomberg e do aplicativo 99 que vai doar 300 racks de bike para os táxis pretos, justamente para incentivar a integração entre os modais (bicicleta e táxi). Por meio do app também será possível, durante o mês de maio, participar de game dos modais que vão dar vouchers para os ganhadores. As empresas Shimano e Caloi também são parceiras do Maio Amarelo.