Acompanhamento de obras da Linha 17-Ouro do monotrilho

Nos últimos três meses as obras do Pátio Água Espraiada e das estações da Linha 17-Ouro foram retomadas, após o consórcio formado pelas construtoras Andrade Gutierrez e CR Almeida terem abandonado os trabalhos.

Neste primeiro trimestre, as obras das estações tiveram um grande avanço, em quase todas as estações foram instaladas as plataformas ou iniciariam os trabalhos de içamento de vigas. O Pátio Água Espraiada estão com as obras em ritmo lento.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Atualmente estão em obras as seguintes estações: Brooklin Paulista, Campo Belo, Chucri Zaidan, Congonhas, Jardim Aeroporto, Vila Cordeiro e Vereador José Diniz. Na Estação Campo Belo haverá integração com a Linha 5-Lilás.

    O projeto da nova Estação Morumbi ainda não foi licitado, as obras ao longo da Marginal Pinheiros seguem paralisadas e a chegada da linha até Paraisópolis foi suspensa por tempo indeterminado.

    A empresa malaia Scomi, ainda não divulgou informações da fabricação dos trens para a linha 17-Ouro, a fábrica da empresa está sendo construída em Taubaté e no ano passado a empresa divulgou que irá fornecer material rodante e sistemas adicionais para a linha.

    O trecho da linha que chegaria até a Estação Jabaquara da linha 1-Azul, o início das obras também foi suspenso por tempo indeterminado. No começo de março, a empresa Isolux Corsán foi afastada do projeto que previa a construção e implantação da subestação elétrica da Linha 17-Ouro.

    O governador Geraldo Alckmin disse que no próximo dia 27, estará aberto o edital para concessão da linha 17-Ouro e também da linha 5-Lilás para a iniciativa privada, o setor privado terá 90 dias para apresentar suas propostas.

    O governo estadual realizou consultas públicas e audiências públicas. O vencedor da concessão irá operar as duas linhas e poderá fazer investimentos nas novas estações.

    Neste mês de março, o Metrô de São Paulo divulgou novas imagens do andamento das obras. Confira:

    Estação Brooklin Paulista
    Estação Brooklin Paulista
    Estação Campo Belo
    Estação Chucri Zaidan
    Estação Chucri Zaidan
    Estação Chucri Zaidan
    Estação Congonhas
    Estação Congonhas
    Estação Jardim Aeroporto
    Estação Jardim Aeroporto
    Estação Vereador José Diniz
    Estação Vereador José Diniz
    Estação Vila Cordeiro
    Estação Vila Cordeiro

    Leia também