O Metrô de São Paulo divulgou novas imagens das obras em andamento da linha 15-Prata neste mês de março. Estão sendo construídas oito novas estações, na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello (São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União) e na Avenida Sapopemba (Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus).
A previsão do governo estadual é de entregar as novas estações em 2018, a entrega já sofreu inúmeros adiamentos, porém após o período em que foi preciso desviar o córrego Mooca que passava embaixo das futuras fundações das estações São Lucas, Camilo Haddad e Vila Tolstói, as obras estão em ritmo acelerado.
Atualmente a linha 15-Prata opera com duas estações (Oratório e Vila Prudente) com horário de funcionamento das 4h40 à 0h, todos os dias. Aos domingos, a linha vem sendo fechada entre 4h40 e 16h para testes no sistema de controle dos trens.
Confira as imagens das obras em andamento divulgadas pelo Metrô de São Paulo:



















Iniciativa privada
Na reunião do Conselho de Desestatização, realizada em dezembro de 2016, foi divulgado que a linha 15-Prata deverá ser concedida para a iniciativa privada em 2018. A apresentação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, detalhou parte do projeto, que prevê a operação, conservação e manutenção pelo vencedor da licitação, por meio do maior valor da concessão.
O consórcio vencedor receberá parte do pagamento da tarifa dos usuários, a estimativa é que a linha quando estiver completa atenda 500.000 passageiros/dia. A secretaria revelou que a Estação Iguatemi será acrescentada na conclusão das obras em andamento.
Chegada do monotrilho até a Cidade Tiradentes
Em agosto de 2015 o governo estadual anunciou o congelamento das obras no trecho entre as estações Iguatemi e Cidade Tiradentes, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos esclareceu na época que a prioridade será “concluir os trechos que já possuem obras avançadas antes de abrir novas frentes de trabalho”.
O congelamento das obras das futuras estações Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Márcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes é atribuído a entraves por intervenções urbanas pendentes, desapropriações e questões ambientais. A duplicação da Avenida Ragueb Chohfi, que seria feita em parceria com a Prefeitura de São Paulo, é um dos problemas.
Leia também
- Acompanhamento de obras da Linha 5-Lilás
- Acompanhamento de obras da Linha 4-Amarela
- Acompanhamento de obras da Linha 17-Ouro do Monotrilho
- Confira mais imagens das obras da Linha 15-Prata em andamento no site do Metrô