20.7 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Expresso Turístico Paranapiacaba da CPTM completa seis anos de operação nesta segunda, 19

Todo domingo, uma composição restaurada da década de 60 parte da Estação da Luz com destino à vila inglesa de Paranapiacaba, levando famílias e amigos para um passeio histórico e cultural. É o Expresso Turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que completa seis anos de operação nesta segunda-feira, 19 de setembro.

Desde a viagem inaugural para Paranapiacaba, em 2010, mais de 45 mil turistas já aproveitaram o roteiro. É o mais procurado entre os três percursos realizados pelo serviço, que também oferece viagem para Mogi das Cruzes e Jundiaí. Faz tanto sucesso entre o público que, para garantir uma vaga na viagem, o bilhete deve ser comprado com pelo menos dois meses de antecedência.

A viagem é feita a bordo de um trem, composto por uma locomotiva da CPTM e dois carros fabricados no Brasil na década de 60, cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).

O trajeto de 48 km tem 1h30 de duração e é realizado ao longo da atual Linha 10-Turquesa. No dia da viagem, o passageiro tem a opção de embarcar às 8h30 na Estação da Luz ou às 9h na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, na Linha 10. O retorno ocorre às 16h30.

Localizada no município de Santo André, Paranapiacaba é uma vila de arquitetura inglesa, que testemunhou a importante fase de expansão das ferrovias no Brasil. Uma passarela sobre a linha do trem liga a área mais antiga à região alta, onde está a igreja de Bom Jesus, de 1889, além de diversas opções de trilhas para os aventureiros.

Ainda em Paranapiacaba é possível visitar a segunda locomotiva mais antiga do Brasil em operação, que hoje integra o acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Outra curiosidade para os turistas é o original sorvete de cambuci – fruta cultivada na região e rica em vitamina C.

Sobre os roteiros

Criado em 2009 pela CPTM e pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), em parceria com a Secretaria de Turismo, o Expresso Turístico também oferece viagem para outros dois roteiros: Luz – Jundiaí (três sábados por mês) e Luz – Mogi das Cruzes (no segundo sábado de cada mês). Os passeios com destino a Paranapiacaba ocorrem todos os domingos. Desde sua criação, mais de 110 mil pessoas já percorreram os três trajetos.

O preço unitário da passagem para qualquer roteiro é de R$ 45 (ida e volta), exceto para os embarques na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, com destino a Paranapiacaba, que saem por R$ 40. O bilhete é vendido das 6h às 18h30, diariamente, na bilheteria da Estação da Luz e na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André. Há descontos de 50% na compra de até três passagens para acompanhantes.

Vale lembrar que o bilhete da CPTM contempla somente a viagem de trem até um dos três destinos. Roteiros complementares, que são de responsabilidade dos operadores de turismo regionais, devem ser adquiridos diretamente nas agências de turismo.

Mais informações no site: http://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS