CPTM amplia campanha contra abuso sexual e incentiva os usuários a denunciarem

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) intensificou a campanha “Se eu vejo, denuncio!”, que aborda a questão do abuso sexual, desde a última quinta-feira, 24 de setembro, nas redes sociais.

A campanha ganhou o apoio de blogueiros e influenciadores digitais, que posaram para as fotos exibindo um cartaz com a frase “Se eu vejo, denuncio! SMS 97150-4949” e uma mensagem pessoal de conscientização, que será publicada na página oficial da CPTM no Facebook.

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O público será convidado a fazer o mesmo, enviando suas fotos tiradas nas dependências da CPTM para o Facebook ou Twitter oficiais da empresa, com uma sugestão de mensagem. As fotos e as mensagens poderão ser exibidas durante a campanha nos monitores dos trens e estações e nas redes sociais da Companhia.

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A cooperação dos usuários é o fator fundamental para eliminar práticas desse crime no interior dos trens. A orientação é para que a pessoa denuncie o suspeito imediatamente a algum agente de segurança ou por meio do serviço de SMS Denúncia 97150-4949, que garante total anonimato do passageiro.

Ao enviar o SMS é fundamental informar as características e roupas do autor do crime para facilitar sua localização e detenção. Caso aconteça dentro dos trens é importante apontar também no SMS, o número do vagão, próxima estação e linha em que se encontra.

Qualquer comportamento inadequado percebido pelos passageiros é tratado com prioridade assim que a denúncia é recebida pela Central de Segurança. É importante ressaltar que o sucesso da ação dos agentes de segurança depende também da vítima apresentar queixa pessoalmente na delegacia. Sem isso, o infrator não pode ser autuado.

A campanha é permanente, mas nos próximos três meses será intensificada nas redes sociais, com a participação dos blogueiros. Dentre os influenciadores digitais, que participam voluntariamente da campanha, foram clicados: Anderson Silva e Igor Roberto, da página CPTM Noticiando; Eduardo Silva, do blog Mobilidade Sampa; Ricardo Guimarães, da página Diário da CPTM; Adriana Carvalho e Willian Moreira, da página Diário da CPTM; Juliana Brito e Alesson Nascimento, do perfil Linha 11-Coral no Twitter; Marina Assis e Wagner Batizelli, do perfil Linha 4-Amarela no Twitter; Andréia Gonçalves, do blog A Viajante do Trem; Caio César Ortega, do blog Commu Oficial e Adilson Silva, do perfil Usuários Metrô SP no Twitter.

Além do SMS Denúncia, a CPTM conta com outros canais de relacionamento com usuário:

Facebook: www.facebook.com/fanpage.cptm
Twitter: www.twitter.com/cptm_oficial
Telefone: 0800 0550 121

Aplicativos

Existem alguns aplicativos para smartphones que agilizam o envio do SMS Denúncia. Com alguns cliques você seleciona o tipo da denúncia, linha, estação e sentido do trem, gerando automaticamente um texto com as primeiras informações necessárias para o SMS.

A imagem abaixo é do aplicativo oficial da CPTM. Na opção “SMS Denúncia” no aplicativo, preencha os campos: linha, sentido do trem, próxima estação, número do carro, assunto e detalhes da denúncia.

O aplicativo da CPTM Oficial pode ser baixado na loja da App Store ou da Google Play.

Tela do aplicativo da CPTM

O aplicativo SMS-Denúncia também é uma alternativa como auxílio para enviar o SMS. Pode ser baixado na loja da Google Play. Confira abaixo uma das telas do aplicativo com os campos para preenchimento.

Tela do aplicativo SMS Denúncia

Making-off da campanha

O Anderson Dantas da página CPTM Noticiando participou da campanha contra o abuso sexual, as fotos foram tiradas na Estação da Luz. Confira abaixo algumas imagens.

Metrô de São Paulo

A campanha de conscientização contra o abuso sexual está sendo difundida pelos perfis oficiais do Metrô de São Paulo nas redes sociais (Twitter e Facebook), por vinheta nos monitores internos dos trens e cartazes afixados nas composições.

A Companhia repudia o abuso sexual, crime que deve ser combatido dentro e fora do transporte público. A empresa trabalha continuamente com campanhas de cidadania e de alerta aos usuários sobre condutas que possam colocar em risco a segurança de todos.

A Companhia já desenvolve estratégias de segurança com o objetivo de coibir a prática de crimes em suas dependências. As equipes de segurança contam com agentes uniformizados e à paisana, além de câmeras de vigilância em trens e estações. São mais de mil agentes treinados para agir em benefício de todos os passageiros, sejam eles homens ou mulheres, idosos, adultos ou crianças.

Porém, a colaboração dos usuários é fundamental para que todos os passageiros tenham seus direitos respeitados. E o SMS Denúncia, pelo telefone 97333-2252, é uma ferramenta à disposição da população para propiciar a interação do usuário e promover agilidade no combate às práticas irregulares, infrações ou crimes. No SMS é fundamental informar: linha, sentido do trem, próxima estação, número do carro, assunto e detalhes da denúncia.

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