Novo túnel entre linhas 2-Verde e 4-Amarela tem entrega adiada

O Metrô de São Paulo adiou novamente a entrega do novo túnel de ligação entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela, que conectará as estações Consolação e Paulista. A previsão atual para conclusão da obra é 31 de agosto de 2027, conforme a prorrogação do contrato com o consórcio responsável.

Detalhes sobre o túnel e andamento da obra

Em agosto de 2026, a escavação dos 81,75 metros do túnel foi concluída, etapa considerada uma das mais complexas do empreendimento. Naquele momento, a obra atingia 78% de execução, incluindo obras civis, projetos e sistemas. Apesar do avanço, ainda faltam serviços como impermeabilização, revestimento interno, execução da laje, instalação do piso, sistemas elétricos e hidráulicos, ventilação e acabamentos.

  • Viu algo no trânsito? Acidente, congestionamento ou falha no transporte? Envie agora no WhatsApp (11) 96292-9448 ou marque @mobilidadesampa. Sua informação ajuda milhares de pessoas em tempo real!
  • Siga o Mobilidade Sampa: X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, WhatsApp e Telegram.
  • Quer anunciar? Impulsione sua marca! Saiba mais.
  • Também está prevista a recomposição das áreas externas usadas pelo canteiro de obras, com intervenções no sistema viário e no paisagismo da Avenida Paulista e da Praça do Ciclista.

    Atrasos e investigação administrativa

    O projeto já sofreu outras prorrogações. No final de 2025, o prazo foi estendido de dezembro daquele ano para outubro de 2026. Com a nova data para agosto de 2027, o atraso acumulado chega a quase 21 meses em relação a dezembro de 2025.

    O quarto termo aditivo do contrato menciona um Processo Administrativo Sancionatório nº 002/2026, instaurado para apurar responsabilidades pelos atrasos e outros fatos durante a execução. O documento esclarece que a prorrogação não implica aceitação automática das justificativas do consórcio nem altera as obrigações contratuais.

    Nova ligação deverá melhorar transferência entre as linhas

    O túnel foi projetado para reduzir a concentração de passageiros no corredor atualmente usado para a transferência entre as estações Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela). Segundo o Metrô, a nova passagem terá cerca de 90 metros de extensão e capacidade para até 18 mil passageiros por hora.

    A proposta organiza os deslocamentos em sentidos diferentes: o novo túnel atenderá quem vai da Linha 2-Verde para a Linha 4-Amarela, enquanto a ligação existente concentrará o fluxo no sentido contrário. Essa medida visa diminuir os congestionamentos, especialmente nos horários de pico.

    Com a nova prorrogação, a melhoria ainda demorará a chegar à rotina dos passageiros que utilizam diariamente essa conexão na Avenida Paulista.

  • Siga o Mobilidade Sampa: BlueSky e Threads.
  • Vai viajar? Economize 30% no seguro. Use o cupom TBTCOM30 e proteja sua viagem. Contratar agora!
  • Sua marca ao lado de quem informa a cidade em tempo real. Participe do Mobilidade 24 Horas!
  • Deixe um comentário