Mercedes-Benz do Brasil avança com o lançamento do Novo O 500 “el más potente” Euro 6, consolidando sua posição como maior polo exportador de ônibus da Daimler Buses na América Latina. A empresa iniciou as vendas das primeiras 100 unidades do chassi rodoviário para clientes chilenos, com produção em andamento na fábrica de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo.
Mercedes-Benz do Brasil amplia exportações e fortalece presença na América Latina
A parceria com a Daimler Latina e o Grupo Kaufmann, representante da Mercedes-Benz no Chile, impulsiona a expansão do Novo O 500 em mercados estratégicos. Argentina, Chile, Peru e Colômbia destacam-se como principais responsáveis pelo crescimento nas vendas externas em 2025. De janeiro a setembro, a Mercedes-Benz do Brasil elevou suas exportações de ônibus em 50%, saltando de 2.963 para 4.440 unidades.
Desempenho robusto e tecnologia avançada no motor Mercedes-Benz do novo O 500
O motor OM 460 LA, de 6 cilindros e 12,9 litros, acoplado à transmissão automatizada ZF Traxon, destaca-se pela robustez e eficiência. Essa combinação proporciona economia de até 10% no consumo de combustível em altitudes elevadas, como nas rotas da Cordilheira dos Andes. A transmissão de 12 marchas oferece mudanças silenciosas e prioriza a economia, reduzindo custos de manutenção.
Mercedes-Benz do Brasil investe em segurança e conforto para o Novo O 500
Os chassis do Novo O 500 incorporam tecnologias avançadas de segurança, como o sistema de frenagem de emergência ABA 5, assistente de ponto cego e controle inteligente do farol alto. Outros recursos incluem aviso de saída de faixa, piloto automático adaptativo, monitoramento da pressão dos pneus e controle eletrônico de estabilidade. Esses sistemas garantem proteção e comodidade para motoristas e passageiros.
Desenvolvimento focado nas necessidades da América Latina
Mercedes-Benz do Brasil desenvolveu o Novo O 500 para atender às exigências específicas dos operadores latino-americanos, especialmente em regiões andinas. O veículo suporta condições severas, como temperaturas abaixo de zero e altitudes de até 5.000 metros, além de rotas de mineração. A engenharia local, em conjunto com representantes e clientes, garantiu um produto robusto, eficiente e adaptado às legislações de emissões Euro 3, 5 e 6.
- Leia também: Marcopolo é empresa do ano e cresce com inovação
Inovação no tratamento anticorrosivo dos chassis
Para ampliar a durabilidade dos ônibus, a Mercedes-Benz do Brasil implementou um processo inovador de tratamento anticorrosivo nos chassis. Essa proteção especial atende veículos que operam em ambientes severos, como mineração, com alta salinidade, umidade e variações extremas de temperatura. O resultado exige menos manutenção e assegura maior vida útil ao veículo.
Parceria estratégica e crescimento sustentável
A colaboração com o Grupo Kaufmann no Chile contribuiu decisivamente para o sucesso do Novo O 500, agregando conhecimento do mercado local e das necessidades operacionais. Desde o lançamento em 2023, a Mercedes-Benz do Brasil aprimora sua capacidade industrial e tecnológica, preparando-se para a chegada da norma Euro 6 e consolidando sua competitividade global.
Mercedes-Benz do Brasil mantém seu compromisso com a qualidade, inovação e atendimento aos mercados internacionais, reforçando sua liderança no segmento de ônibus rodoviários e expandindo sua presença em diversos continentes.
