As obras da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo ultrapassam 83% de execução, consolidando um importante avanço na mobilidade urbana da Zona Sul da capital. Desde a retomada do projeto em setembro de 2023, o empreendimento evoluiu mais de 22 pontos percentuais, considerando obras civis, trens e sistemas. O progresso nos sistemas, que englobam energia, sinalização e telecomunicações, superou 50 pontos percentuais no mesmo período.
Avanços nas obras da Linha 17-Ouro
Entre os principais marcos da Linha 17-Ouro, destaca-se a conclusão do túnel que conecta o Aeroporto de Congonhas à estação anexa. A instalação de passarelas e coberturas metálicas em diversas estações também avança, assim como o lançamento de 203 vigas-guia na via elevada. Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, recompôs-se um trecho de 4,6 km do viário da Avenida Jornalista Roberto Marinho.
No dia 28 de julho de 2025, o governador do estado, Tarcísio de Freitas, visitou a obra, acompanhando de perto a evolução. Durante a visita, percorreu o túnel de interligação entre o aeroporto e a estação Congonhas e embarcou em uma das composições para uma viagem até a estação Vereador José Diniz. Ele conferiu os sistemas e acabamentos em implantação.
Características e benefícios da Linha 17-Ouro
Com extensão de 6,7 km, a Linha 17-Ouro vai conectar o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, integrando diferentes modais e beneficiando cerca de 100 mil passageiros diariamente. A nova linha contará com oito estações modernas e 14 trens equipados com tecnologia de ponta e soluções sustentáveis, como aquecimento solar e reaproveitamento de água da chuva.
As duas primeiras composições já chegaram ao Brasil e realizam testes na via elevada, enquanto outras seguem em produção na China, em diferentes etapas de montagem. Os trens operam de forma totalmente automatizada, sem condutor, e utilizam tecnologia CBTC, que permite intervalos menores e maior eficiência. Além disso, possuem autonomia para circular até 8 km com baterias em caso de falta de energia.
Instalação de sistemas e equipamentos na Linha 17-Ouro
A implantação das portas de plataforma avança nas oito estações, enquanto os sistemas de energia, ventilação, multimídia, monitoramento e telecomunicações continuam em instalação. Equipamentos como escadas rolantes, elevadores, máquina de lavar trem e veículo de manutenção encontram-se em fase de montagem e testes.
A operação da linha está prevista para 2026. As próximas etapas envolvem a finalização das obras civis, o comissionamento dos sistemas e o paisagismo. Essa nova linha representa um reforço significativo para a mobilidade urbana na Zona Sul de São Paulo. Com isso, facilitando o deslocamento e integrando diferentes modais de transporte.
Impacto da futura linha na mobilidade urbana
A Linha 17-Ouro promete transformar a experiência dos passageiros ao conectar o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, promovendo integração eficiente entre modais. A tecnologia avançada dos trens e a infraestrutura moderna das estações garantem maior conforto, segurança e sustentabilidade.
Com a conclusão das obras e início da operação, a Linha 17-Ouro beneficiará diariamente cerca de 100 mil pessoas. Contribuindo para a redução do trânsito e melhoria da qualidade de vida na capital paulista. O investimento em sistemas automatizados e soluções sustentáveis reforça o compromisso com a inovação e o meio ambiente.
A expectativa para 2026 é que a Linha 17-Ouro se consolide como um dos principais eixos de transporte na Zona Sul, facilitando o acesso ao aeroporto e integrando a malha metroviária da cidade.
Em resumo, a Linha 17-Ouro avança rapidamente, com mais de 83% das obras concluídas, e se prepara para oferecer uma nova alternativa de transporte eficiente, moderna e sustentável para São Paulo.