A Linha 11-Coral passará por uma operação especial entre os dias 29 de dezembro de 2025 e 7 de janeiro de 2026. Essa medida ocorre para permitir a passagem da tuneladora Shield, conhecida como Tatuzão, que escava e constrói parte dos túneis da ampliação da Linha 2-Verde do Metrô. A interdição afetará o trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé, com a Linha 3-Vermelha funcionando como alternativa para os passageiros, oferecendo conexões gratuitas nessas estações.
Operação especial na Linha 11-Coral e alternativas para os passageiros
A partir do dia 21 de dezembro, a Linha 11-Coral reduzirá a velocidade dos trens nas proximidades da Penha para preparar o bloqueio das vias nos dois sentidos na semana seguinte. Essa redução não impactará significativamente o tempo total de viagem, pois os trens compensarão a velocidade nos trechos seguintes. Para apoiar essa operação, as integrações gratuitas com a Linha 3-Vermelha nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé estarão abertas integralmente a partir das 4h40 e durante toda a operação comercial.
Para quem utiliza o trecho Leste da Linha 11, que vai de Guaianases a Estudantes, a Linha 12-Safira também oferece uma alternativa, com transferências nas estações Calmon Viana e Tatuapé.
Entre os dias 29 de dezembro e 7 de janeiro, a operação da Linha 11-Coral dividirá o serviço, com trens circulando normalmente de Estudantes a Corinthians-Itaquera e de Tatuapé a Palmeiras-Barra Funda. Não haverá circulação entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé nesse período.
Nos dias 29 a 31 de dezembro e 5 a 7 de janeiro, a CPTM reforçará o atendimento com a Operação PAESE, oferecendo ônibus gratuitos nos horários de pico entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera pela Radial Leste.
Os passageiros devem desembarcar nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé para utilizar a integração gratuita com a Linha 3-Vermelha e prosseguir viagem, podendo retornar à Linha 11-Coral em qualquer uma dessas estações. A estação Brás também oferece integração gratuita entre essas linhas, servindo como opção adicional.
Por que a interdição é necessária?
A interdição do trecho da Linha 11-Coral ocorre para garantir a segurança durante o início da escavação com a tuneladora Shield. Essa etapa exige cuidados especiais, pois a máquina passará sob estruturas ferroviárias operacionais e atravessará áreas de solo arenoso com cobertura baixa, utilizando a “câmara de escavação aberta”.
No início, o Tatuzão parte com o compartimento vazio atrás da roda de corte, que vai se enchendo de terra para adquirir pressão e estabilizar o solo durante a escavação. O local de início da escavação fica imediatamente ao lado da Linha 11-Coral, no trecho da futura estação Penha, ponto crítico que demanda restrição de circulação e monitoramento contínuo do solo.
Como medida de segurança, o trecho operacional da via férrea será desativado, com equipes em regime de contingência prontas para agir diante de qualquer sinal de alteração. Após passar pelo trecho da Linha 11-Coral, a tuneladora seguirá com mais estabilidade em direção ao Poço de Ventilação Soares Neiva, antes da futura estação Aricanduva.
Importância da obra para a Linha 11-Coral e a mobilidade em São Paulo
A passagem do Tatuzão integra as obras de ampliação da Linha 2-Verde, que ganhará um novo trecho de 8 km entre Vila Prudente e Penha, com oito novas estações. Além disso, a construção de uma nova estação para a Linha 11-Coral na Penha faz parte do empreendimento.
Essa expansão beneficiará diretamente mais de 300 mil pessoas por dia, oferecendo novas opções de deslocamento e facilitando o trajeto do extremo leste da cidade para outras regiões. A obra também ajudará a redistribuir o fluxo de passageiros, especialmente nas linhas 3-Vermelha e 11-Coral, melhorando a experiência dos usuários.
Com essas ações, a Linha 11-Coral reforça seu papel fundamental no sistema de transporte público de São Paulo, garantindo mais segurança e eficiência durante as obras e ampliando as possibilidades de mobilidade para os paulistanos.
