Detran-SP sai na frente e aplica primeiro exame teórico da nova CNH no Brasil

O Detran-SP assume protagonismo nacional ao implementar o novo modelo de CNH, que torna o processo de habilitação mais simples, rápido e acessível. O jovem Richard de Campos Silvério, de 18 anos, morador de Tatuí, destaca-se como o primeiro brasileiro aprovado no exame teórico da CNH dentro desse formato atualizado, que já permite avançar para as aulas práticas em poucos dias.

Primeiro aprovado no novo exame teórico da Carteira Nacional de Habilitação

Richard iniciou o processo para obter a CNH em março, contratando uma autoescola e realizando duas aulas teóricas presenciais. Contudo, precisou interromper o curso por incompatibilidade de agenda. Com a liberação do novo formato, concluiu o curso teórico on-line em poucas horas e agendou o exame no mesmo dia. Após aprovação, segue para as aulas práticas e finalização da habilitação.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O estudante de Letras relata que comprou seu veículo em março, mas não podia usá-lo por ainda não ter a CNH. Agora, com o processo mais rápido, o deslocamento para o trabalho, faculdade e lazer se torna muito mais fácil. Ele acompanhava as previsões das mudanças e, assim que foram anunciadas, acessou o aplicativo CNH do Brasil, concluiu o curso na quinta-feira (9), pagou a taxa no site do Detran-SP e agendou a prova teórica para o sábado (13). A plataforma intuitiva facilitou todo o processo, liberando-o rapidamente para a aprendizagem prática.

    Detran-SP acelera mudanças para uma CNH mais simples e barata

    Antes mesmo da publicação da Resolução Contran nº 1.020/2025 e da Medida Provisória nº 1.327/2025, o Detran-SP já estruturava o planejamento técnico para readequar o processo de habilitação. Após a publicação das normas em 10 de dezembro, o departamento acelerou a execução das mudanças, eliminando etapas desnecessárias, revisando fluxos e reduzindo custos para o cidadão.

    Em tempo recorde, o Detran-SP ajustou seus sistemas para aplicar o exame teórico conforme o novo curso on-line, permitindo que a economia chegue imediatamente ao bolso da população. O cronograma prevê a conclusão da transição muito antes do prazo máximo estabelecido.

    Lucas Papais, diretor de Atendimento do Detran-SP, afirma que já aplicam o exame teórico da CNH Paulista dentro dos novos parâmetros, demonstrando compromisso com uma CNH mais rápida, acessível e barata. Quem concluiu o curso teórico pelo aplicativo CNH do Brasil pode agendar o exame e, em caso de aprovação, seguir para as aulas práticas, seja em autoescola ou com instrutor autônomo.

    Transparência e previsibilidade no processo da CNH

    Para garantir acompanhamento claro das mudanças, o Detran-SP lançará em breve a página oficial CNH Paulista. Essa plataforma reunirá o cronograma de implementação e orientações atualizadas para a população.

    O novo modelo de CNH será implantado em etapas, priorizando medidas que reduzem custos ao cidadão. Durante o período de transição, o processo de habilitação continuará funcionando normalmente, incorporando melhorias de forma contínua. Assim, assegura-se previsibilidade, transparência e integridade no atendimento.

    Com essas mudanças, o Detran-SP reforça seu papel na modernização da CNH, facilitando o acesso dos cidadãos à habilitação e promovendo economia e agilidade no processo.

    Deixe um comentário