BRT Sorocaba e a Campanha Gentileza

A BRT Sorocaba apresenta campanha de incentivo a comportamento mais solidário entre passageiros. Para uma mobilidade mais humana, a gentileza e a cordialidade também embarcam no BRT.

Atitudes pensadas no respeito coletivo e auxílio aos mais vulneráveis são foco para a campanha. Por isso, a BRT Sorocaba promove a Campanha Gentileza, uma iniciativa para despertar as virtudes de respeito e cordialidade entre passageiros que utilizam o sistema BRT.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Objetivos da campanha

    A campanha visa relembrar a todos a importância de um comportamento mais solidário durante as viagens. O movimento está disponível no circuito digital das TVs internas dos terminais, estações e ônibus do BRT, destacando mensagens diárias de práticas de acolhimento.

    Realizar deslocamentos de ônibus é uma realidade para muitas pessoas nos grandes centros urbanos. Em Sorocaba, isso não é diferente. O ir e vir nos ônibus envolve conviver com a realidade de diversos cidadãos, que têm como objetivo comum chegar ao seu destino.

    Respeito aos passageiros preferenciais

    Existem assentos preferenciais para passageiros que precisam, como aqueles com deficiência ou mobilidade reduzida. Infelizmente, muitos acabam usando esses assentos quando não há demanda, desrespeitando a necessidade daqueles que realmente precisam.

    Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba, destaca a importância de despertar mais educação e amabilidade. Para convivermos harmonicamente no ambiente coletivo, devemos agir com compaixão e respeito. Todos estão em patamar de igualdade durante a viagem, e precisamos enxergar o “outro” além de nós mesmos.

    Mensagens da Campanha Gentileza

    O movimento pretende ir além do transporte coletivo. A mensagem é clara: o cuidado com o próximo muda a dinâmica da sociedade. A transformação começa com a conscientização e mudança de atitudes.

    Dentre as mensagens disseminadas, destacam-se lembretes sobre boas práticas para uma convivência fraterna durante as viagens:

    • Preste atenção ao vão entre o ônibus e a plataforma;
    • Realize o embarque e desembarque com calma;
    • Respeite os assentos preferenciais;
    • Se possível, ceda seu assento a passageiros em condição vulnerável;
    • Facilite a passagem de quem estiver carregando sacolas ou volumes.

    Além disso, ao ouvir música, use fones de ouvido para não incomodar os demais.

    Queremos viralizar a gentileza e desenvolver a compaixão dos passageiros. A mudança de mentalidade é fundamental para avançarmos enquanto sociedade.

    Sobre a BRT Sorocaba

    A BRT Sorocaba, de origem 100% brasileira, é uma Sociedade de Propósito Específico formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, com sólida experiência no setor de transportes. A BRT é responsável pela implantação e operação do novo sistema de transporte coletivo urbano de Sorocaba.

    Como pioneira na concessão de transporte coletivo, a empresa respeita princípios éticos e legais, empregando 600 colaboradores diretos. Saiba mais no site e Instagram @brtsorocaba.

    Deixe um comentário