Metrô apresenta roteiro de atrações culturais para o mês de novembro

Com o intuito de levar arte e entretenimento aos passageiros do sistema metroviário, neste mês de novembro a Linha da Cultura realiza uma série de atrações nas estações do Metrô de São Paulo.

Viajando por São Paulo

Em cartaz desde agosto, a exposição fotográfica “Viajando por São Paulo com Adoniran Barbosa” continua nas estações São Bento e Jardim São Paulo da Linha 1-Azul neste mês.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Você está no trânsito, na estrada ou no transporte coletivo e precisa enviar alguma informação? Envie sua mensagem, fotos ou vídeos para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448
  • A partir do dia 10 de novembro, a mostra chega também à Estação Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha e ganha uma nova perspectiva, retratando por meio de 11 fotografias do acervo original do cantor, sua relação com a Zona Leste da capital paulista, região por onde executava seus sambas, desde o bairro do Brás a Vila Ré.

    O Metrô descobrindo o passado

    Durante todo o mês, a Vitrine Cultural da Estação São Bento da Linha 1-Azul recebe materiais encontrados em escavações realizadas na Avenida Santo Amaro durante a construção da Estação Alto da Boa Vista, da Linha 5-Lilás.

    A mostra “Arqueologia: O Metrô descobrindo o passado – Estação Alto da Boa Vista” é projeto da política de responsabilidade social e ambiental do Metrô, que visa o estudo arqueológico e ações de educação patrimonial relacionadas às obras de expansão que realiza na cidade de São Paulo.

    Beatriz Segall

    Na Estação Santa Cruz, por onde passam passageiros da Linha 1-Azul e, atualmente, da Linha 5-Lilás, a Vitrine Lasar Segall recebe o painel “Mais que uma vilã: o múltiplo talento de Beatriz Segall”, que homenageia a história de uma das mais importantes atrizes brasileiras, conhecida por seu talento e atuação no teatro, televisão e cinema.

    Todo Mês pela Vida

    Prolongando o mês que conhecemos como Outubro Rosa, na luta contra o câncer de mama, a Estação Clínicas da Linha 2-Verde abriga a exposição “Todo Mês pela Vida”, do fotógrafo Thiago Gimenes, que conta com 23 fotografias de mulheres, com diferentes histórias, captadas pela cidade em tons de rosa.

    Câncer de Próstata

    Também na Estação Clínicas da Linha 2-Verde, uma ação de conscientização recebe 13 fotografias para alertar os homens sobre os cuidados a respeito de doenças masculinas, aproveitando o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.

    Novembro Azul

    A partir desta quinta-feira, dia 1º de novembro, em apoio ao Novembro Azul, o Metrô realiza uma intervenção cromática que iluminará o teto de um dos acessos da Estação Trianon-Masp da Linha 2-Verde na cor azul. A Estação Sumaré da Linha 2-Verde também será iluminada durante as noites para alertar sobre o câncer de próstata, sexta doença mais comum no mundo.

    Rubem Valentim

    As vitrines da Estação Trianon-Masp da Linha 2-Verde recebem parte da exposição “Rubem Valentim: Construções Afro-Atlânticas” exposta no Museu de Arte de São Paulo e que revela trabalhos sobre a produção do artista brasileiro do século XX, responsável por associar elementos da tradição ocidental e as raízes africanas no Brasil.

    Metrô 50 anos

    No centro da capital paulista, a Estação Sé da Linha 3-Vermelha expõe as obras finalistas e vencedoras do concurso de fotografia amadora do Metrô, que teve como temática “Metrô SP – 50 anos no coração da cidade de São Paulo – fotografe a sua estação de metrô preferida”, realizado este ano.

    A exposição conta com 13 fotografias, selecionadas de um total de 241 inscrições, escolhidas pela comissão julgadora do Metrô e por votação popular. As fotografias foram divulgadas no Facebook da Companhia e alcançaram mais de 18 mil pessoas. A galeria fotográfica permanece durante todo o mês no mezanino da estação.

    Pretas Potências

    Na Estação República da Linha 3-Vermelha, a exposição “Pretas Potências – 13 Décadas de Reinvenção”, do artista Vinícius de Araújo, homenageia figuras negras representativas. A mostra conta com 13 imagens figurativas que retratam 13 universos da resistência afro-brasileira, desde a abolição da escravatura até os dias atuais.

    Textão

    O Museu da Diversidade Sexual instalado na área livre da Estação República da Linha 3-Vermelha organiza um espaço expositivo que dá voz às comunidades negra, LGBT e feminista por meio da reprodução de mensagens viralizadas nas redes. A mostra “Textão” é a manifestação por meio de textos de diferentes perspectivas e falas que relatam algum tipo de abuso sofrido por uma dessas comunidades.

    Realismo Fantástico

    Até o fim do mês na Estação Santa Cecília, também na Linha 3-Vermelha, o Metrô recebe a mostra “Realismo Fantástico”, que conta com nove obras de traços fortes e marcantes do Realismo, simbologias e grafismos que denotam a intensidade das obras.

    Linha da Cultura

    Para acompanhar o roteiro completo de atrações e demais ações culturais do Metrô, acesse a seção Cultura no site do Metrô de São Paulo.

    Notícias

    Acompanhe as últimas notícias sobre o Metrô de São Paulo, acessando a seção Metrô SP.

    Deixe um comentário