Desde o ano passado a SPTrans já recebeu a visita de sete delegações, em busca de troca de conhecimentos sobre o sistema de transporte público
Sete comitivas do exterior já estiveram em São Paulo para visitar equipamentos e instalações da SPTrans desde o ano passado. O foco maior de interesse é o Centro de Controle Integrado (CCI), no qual funciona parte da central de operações da companhia responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo na cidade por onde circulam, todos os dias, 3,8 milhões de passageiros em mais de 6,5 milhões de viagens de ônibus.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
No início do mês, por exemplo, a SPTrans recebeu a visita de uma delegação de mexicanos. Mario Axel Plata Miranda, Comissário de Segurança Viária de Toluca, capital do Estado do México, e Luis Gerardo Hernández Madrigal, cônsul adjunto do México no Brasil, vieram conhecer o Centro de Controle Integrado (CCI) para ver de perto as atividades desenvolvidas.
O encarregado pelo CCI, Antonio Vinicio Da Cruz, conduziu os visitantes pelo espaço, localizado no bairro da Consolação, na área central da cidade. Da Cruz demonstrou como é realizado o monitoramento das linhas de ônibus e contou como é feito o registro de acidentes . Em outro momento, mostrou o mapa da divisão do transporte público na cidade, formado pelos sistemas estrutural e local.
Durante a visita, Da Cruz apresentou à comitiva mexicana detalhes sobre as tecnologias embarcadas, como os validadores e o GPS, que estão contribuindo para modernizar todo o sistema e colocá-lo no século XXI, do ponto de vista do gerenciamento.
Visitas proporcionam troca de idéias
De acordo com Josias Lech, assessor especial da Secretaria de Transportes, as visitas proporcionam a troca de ideias entre os países, já que estão presentes técnicos e gestores, e que os questionamentos feitos levantam temas que podem ser desdobrados e desenvolvidos.
Em 2014, a SPTrans recebeu cinco comitivas estrangeiras, entre as quais as de Coréia do Sul, Inglaterra e Índia. Juntas, as delegações somaram 97 profissionais visitando instalações da companhia. Todos os representantes do exterior vieram em busca de conhecimentos sobre as técnicas utilizadas no sistema de transporte coletivo por ônibus urbano na capital paulista.
Premiações atraem mais visitantes
De acordo com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas, as delegações estrangeiras já entram em contato pedindo para conhecer também o Expresso Tiradentes. Isso se deve ao reconhecimento internacional conquistado pela SPTrans, após ganhar prêmios como o 2015 Sustainable Transport Award.
Texto: Nicole Cardoso/SPTrans