A SATrans, autarquia municipal que gerencia o transporte coletivo na cidade de Santo André, disponibilizou nesta segunda-feira, dia 11 de junho, o edital para a subconcessão do sistema que atenderá a região da Vila Luzita.
Constam no documento diversas exigências de investimentos que a empresa vencedora deverá promover, dentre elas a requalificação do terminal, com recuperação das calçadas e adequações de acessibilidade, além de reforma e construção de novas paradas no corredor da Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo.
O edital prevê a completa modernização de três estações (Estádio, Miguel Couto e Dom Pedro I) e a construção das novas paradas Xavantes e Guarará, esta última em substituição à estação Rua do Amaro, que será demolida.
A vencedora da concorrência terá ainda que recuperar o pavimento do corredor e realizar a fresagem e recapeamento das faixas da avenida destinadas aos carros e bicicletas. Além disso, a empresa vai adquirir, implantar e realizar manutenção de 40 abrigos em pontos de parada.
No edital também está previsto que todos os ônibus serão equipados com wi-fi, câmeras digitais de monitoramento, porta USB (Universal Serial Bus) para carregamento de celular nos assentos e tecnologia de GPS (Global Positioning System), dotados de sistema de informação digital para acompanhamento das linhas disponíveis com horário previsto de chegada.
A concorrência pública exigirá que as melhorias e reforma do terminal sejam realizadas em 12 meses após a assinatura do contrato e as demais melhorias, como reforma das paradas, colocação de novos pontos de ônibus e o recapeamento da Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, em um prazo de 18 meses.
Ao longo da vigência do contrato, a idade média de toda a frota não poderá ultrapassar cinco anos de fabricação. A abertura dos envelopes com as propostas acontecerá no dia 26 de julho, às 10h, no Paço Municipal.
Desde outubro de 2016, quando a Expresso Guarará paralisou suas atividades e entrou em processo de falência, o coletor tronco do Terminal Vila Luzita passou a ser operado por meio de um contrato emergencial, firmado à época com a empresa Transportadora Turística Suzano (Suzantur).
Quando este contrato venceu, ele não foi renovado pela atual gestão, pois a prefeitura já realizava o projeto básico para o lançamento do novo edital. A empresa continuou a operar na cidade por meio de uma permissão a título precário, até que este processo seja finalizado.