Linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM recebem dois novos trens

A CPTM encerrará este ano com 30 novos trens em operação do lote de 65 unidades compradas. Nesta sexta-feira (29/12), a 29ª e a 30ª composição serão integradas à frota da Companhia. Uma composição da série 9500, da empresa Hyundai Rotem, vai operar na Linha 7-Rubi (Luz – Jundiaí), e a outra composição, da série 8500, da empresa CAF Brasil, no serviço Expresso Leste (Luz – Guaianases) da Linha 11-Coral.

Com mais essa entrega, a CPTM dá continuidade ao processo de padronização da frota de todas as linhas, readequando as séries de trens de acordo com a necessidade operacional. O objetivo é oferecer trens modernos e com ar condicionado, proporcionando mais conforto aos passageiros. A previsão é que as 35 unidades restantes entrem em operação até o final de 2018.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

cabine do maquinista
Foto: Divulgação/CPTM

A Linha 7-Rubi é a maior da CPTM, com 60,5 quilômetros de extensão, e fechará o ano com 18 novos trens. Em média, são transportados 425 mil passageiros por dia útil. O trecho mais extenso, com 39 km, vai da Luz até Francisco Morato e atende cerca de 395 mil passageiros/dia útil. Já a extensão entre Francisco Morato e Jundiaí tem 21,5 km e é utilizada em média por 30 mil passageiros/dia útil.

Com cerca de 700 mil passageiros transportados/dia útil, a Linha 11-Coral é a mais movimentada do sistema e tem 50,8 km de extensão. O trecho com maior movimento é o do serviço Expresso Leste, com 24,2 km. O serviço opera de Luz a Guaianases, transportando em média 500 mil passageiros/dia útil e fechará o ano com 12 novos trens. De Guaianases a Estudantes, são 26,6 km, e cerca de 200 mil passageiros transportados/dia útil.

NOVOS TRENS

Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes). Também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Os demais trens serão entregues ao longo dos próximos meses e entrarão em operação, após a realização de testes que são feitos nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização. Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados. As novas composições serão incorporadas para a renovação da frota de acordo com a necessidade operacional de cada linha.

Deixe um comentário