A Companhia do Metropolitano de São Paulo assinou na quinta-feira (10/08), o contrato para concessão da exploração publicitária das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha com a empresa francesa JCDecaux. A oferta vencedora proporcionará ao Metrô de São Paulo um valor de remuneração mínima estimado em R$ 375 milhões pelos 10 anos de concessão.
A JCDecaux foi a vencedora do pregão eletrônico realizado em 26 de junho. A empresa atua na exploração publicitária de 57 metrôs e VLTs em 18 países. No Brasil, a empresa é responsável pela publicidade no mobiliário urbano de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Manaus, Fortaleza, São Luís e Belém, além de ter a comercialização exclusiva da mídia do Aeroporto Internacional de São Paulo, bem como dos aeroportos de Brasília, Natal e Rio Galeão. A concessão seguiu os moldes adotados por outros grandes metrôs do mundo, como Nova York, Paris, Madri e Barcelona. A disputa se deu entre três concorrentes, com total de 230 lances, vencendo a de maior remuneração mínima inicial.
No Metrô de São Paulo, a JCDecaux fica encarregada da instalação, operação, manutenção e gestão de espaços publicitários analógicos e digitais de um ativo com potencial correspondente a 29 mil m² em 142 trens e túneis, além de 4.650 m² das estações.
Confira o vídeo institucional da JCDecaux:
https://www.youtube.com/watch?v=qUaL92_vAfM
O contrato envolve a exploração de 52 das 61 estações hoje administradas pelo Metrô de São Paulo, englobando todas as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Em paralelo, a empresa francesa também obteve uma carta de autorização para a comercialização da publicidade das atuais sete estações da Linha 5-Lilás, durante os próximos seis meses, até a concessão deste ramal à iniciativa privada.
Caberá à JCDecaux investir no mínimo R$ 20 milhões na modernização dos espaços destinados à publicidade, com principal enfoque em peças e equipamentos digitais ou retroiluminados. Tal implantação deverá ser finalizada em até 15 meses, incluindo ao menos uma mídia em túnel.
A estratégia de comercialização da concessionária foi estruturada em 3 fases. A primeira delas consiste na comercialização do inventário atual de publicidade, por meio de uma nova estratégia de vendas, por circuitos e produtos, como é feito normalmente para mobiliário urbano. A segunda será uma fase de transição das peças atuais para as novas estruturas, com a instalação de equipamentos no tamanho padrão de mobiliário urbano ou grandes formatos, dependendo da disponibilidade nas estações e fluxo de passageiros.
Já a terceira, vai concretizar o novo plano de mídia, consolidando a exploração de todos os produtos. Com a adoção deste novo modelo, o Metrô espera não só ampliar sua receita não tarifária, mas melhorar a experiência de viagem dos usuários do sistema, com a implantação de uma publicidade mais moderna, mais bonita e com tecnologia capaz de prestar serviços e informações aos usuários, por meio de campanhas institucionais ou mensagens operacionais.