Escola CPTM Senai é indicada ao prêmio de melhor instituição de ensino

O Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart – CPTM do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), está concorrendo ao prêmio promovido pela Revista Ferroviária na categoria “Melhor Instituição de Ensino”. Entre os concorrentes estão renomadas escolas como o Instituto Mauá de Tecnologia; Instituto Militar de Engenharia; PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais); Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e USP Poli (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo).

A escolha dos concorrentes foi realizada pela Comissão Organizadora do Prêmio. A votação começa dia 9 de maio e o colégio eleitoral será formado por profissionais que trabalham no setor ferroviário, através de votação online. O vencedor em cada uma das categorias será anunciado na cerimônia de premiação, em data que ainda será divulgada.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • A Formação Profissional Ferroviária teve seu início em 1943 nas oficinas da São Paulo Railway, com número reduzido de alunos. Com a criação da Rede Ferroviária Federal, e, em 1961, com o evento do Acordo Rede/Senai, o nome dessas escolas passou para Escola Senai Ferroviária de Paranapiacaba e Escola Senai Ferroviária da Lapa. As duas escolas foram unificadas em 1972 e recebeu o nome de Centro de Formação Profissional de São Paulo. Em 1975, com novas instalações, o nome ganhou um complemento “Engenheiro James C. Stewart”, em homenagem ao engenheiro da São Paulo Railway.

    Sob a direção do Wilson Sanches, do Departamento de Provimento e Desenvolvimento de Pessoal, a escola coleciona vários prêmios na área de inovação e tecnologia ferroviária nos últimos anos. Inclusive já foi premiada pela Revista Ferroviária como melhor instituição de ensino em 2007. Além disso, muitos alunos (Aluno Aprendiz), após o término do curso, acabam trabalhando na CPTM.

    Foto: Divulgação/Senai

    Aluno Aprendiz – CPTM

    A unidade oferece cursos Técnicos e de Aprendizagem Industrial.

    Curso Técnico (Ensino Médio Completo): 

    Técnico de Manutenção Metroferroviária;

    Curso de Aprendizagem Industrial (Ensino Fundamental Completo):

    Eletricista de Manutenção de Sistemas de Transporte sobre Trilhos;
    Mecânico de Manutenção de Sistemas de Transporte sobre Trilhos;

    Curso de Aprendizagem Industrial (Ensino Médio Completo):

    Assistente Administrativo;

    Na condição de Aluno Aprendiz, sob o regime da CLT e da Legislação pertinente, a CPTM pagará a remuneração na seguinte proporção:

    Durante o 1° ano – 1 salário mínimo;
    Durante o 2° ano – 1 salário mínimo e meio (cursos de 2 anos);

    O Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart – CPTM atende a Lei do Aprendiz, para ingressar nesta unidade é necessário prestar um Concurso Público para Aluno Aprendiz, promovido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) através da empresa RBO – Assessoria Pública e Projetos Municipais (http://www.rboconcursos.com.br).

    Os interessados deverão observar os pré requisitos dos cursos no edital de cada concurso.

    Os cursos são gratuitos no Centro Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart – CPTM e as aulas são em horário integral, para os cursos técnicos e de Aprendizagem Industrial das 7h às 16h de segunda a sexta-feira e para o curso de Assistente Administrativo das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.

    Deixe um comentário