A Prefeitura de Santo André entregou neste sábado (25) a segunda fase do Complexo Viário Maurício de Medeiros, uma das maiores obras de infraestrutura da história do município.
O novo trecho, que liga o Bairro ao Centro, está liberado para automóveis, motocicletas e demais veículos, marcando uma importante transformação urbana na região.
O prefeito Gilvan Ferreira destacou o impacto social e estrutural da intervenção, lembrando que o local antes abrigava moradias precárias próximas ao córrego.
O projeto incluiu mais de dois quilômetros de pavimentação em cada sentido, quatro retornos sobre o Córrego Maurício de Medeiros – agora canalizado – e a instalação de 69 postes com 79 luminárias de LED. Ampliando a segurança e a eficiência da iluminação pública.
As obras também contemplaram melhorias em ruas próximas, como André Magini, Ardile Bachi, Aristides Lobo, Caminho dos Vianas e Estrada Cata Preta.
Foram implantadas sinalizações, faixas de pedestres, 65 placas de trânsito, dois quilômetros de calçadas e 1,7 km de barreiras rígidas para proteção dos motoristas e pedestres.
O projeto de drenagem instalou 16 bocas de lobo, 63 bocas de leão. E mais de 600 metros de ramais de ligação. Garantindo o escoamento das águas pluviais.
Com investimento de R$ 104 milhões, financiado pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe). A obra faz parte do programa Sanear Santo André, que visa modernizar a infraestrutura e reduzir os impactos das chuvas.
O secretário de Infraestrutura e Obras, Acacio Miranda, informou que o complexo deve receber até cinco mil veículos por hora nos horários de pico.
Além do Maurício de Medeiros, o programa Sanear inclui intervenções como o Complexo Cassaquera e obras na bacia do Córrego Guarará. Reforçando o compromisso da cidade com a mobilidade e o desenvolvimento urbano sustentável.
