A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assumiu oficialmente a execução e a gestão da terceira fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista, que ligará Barreiros a Samaritá, no município de São Vicente.
A formalização da transferência ocorreu por meio do Termo de Sub-Rogação e Aditamento nº 1 ao Convênio nº 002/2022 (EMTU) – DA00925-01 (CPTM). Publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 21 de outubro de 2025. O documento transfere integralmente à CPTM todas as responsabilidades da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), atualmente em processo de liquidação.
Com o aditamento, a CPTM passa a coordenar todas as ações técnicas e administrativas do projeto. Garantindo a continuidade das obras do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) sem ônus para o município de São Vicente.
O termo foi assinado pelo liquidante da EMTU, Laércio Paulino Simões; pelo prefeito de São Vicente, Kayo Felype Nachtajler Amado. E, pela CPTM, pelo diretor-presidente Michael Sotelo Cerqueira. Além do diretor de Engenharia, Obras e Meio Ambiente, Marcelo José Brandão Machado.
Além da expansão do VLT até Samaritá, o acordo inclui a recuperação, reforço e ampliação da Ponte “A Tribuna” – também conhecida como Ponte do Barreiro – que conecta a área insular à área continental de São Vicente. Representando um ponto estratégico para a mobilidade da região metropolitana da Baixada Santista.
