A concessionária TIC Trens assume a operação da Linha 7-Rubi a partir desta quinta-feira (28). A fase inicial será assistida, com supervisão da CPTM, até 26 de novembro.
A empresa assumiu contrato de 30 anos e promete investir cerca de R$ 13 bilhões para modernizar a linha, reduzir intervalos e melhorar a acessibilidade.
Operação da Linha 7-Rubi será gradual
Segundo Erick Nicolau, gerente de operações da TIC Trens, a partir desta quinta-feira, a operação contará com equipes completas em trens, estações e centros de Controle. A CPTM seguirá responsável pela supervisão, mas gradualmente desmobilizará seus times.
A empresa já contratou mais de mil funcionários e montou estruturas para operar a Linha 7-Rubi, além de preparar os projetos do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas e do Trem Intermetropolitano, com paradas até Jundiaí.
Investimentos e melhorias previstas
Atualmente, o intervalo médio entre trens é de 6 minutos e 20 segundos. O contrato prevê que, ao fim dos investimentos, o tempo de espera caia para 3 minutos e meio.
Entre as prioridades estão acessibilidade nas estações, parcerias para levar serviços aos passageiros, melhorias de iluminação, pintura e novos espaços de convivência.
O gerente ressalta que a ampliação imediata da oferta de trens depende da modernização do sistema de energia.
Linha 7-Rubi transporta 350 mil pessoas por dia
A linha liga Jundiaí às estações da Luz e Barra Funda, sendo a única que conecta diretamente a Região Metropolitana ao interior.
Pesquisas mostram que 51,39% dos passageiros são homens e 48,61% mulheres. As principais reclamações são superlotação e presença de ambulantes.
Serviço 710 voltará a operar no futuro
O serviço 710, que unia as linhas 7 e 10 em viagens diretas, não integra o contrato. Segundo a Artesp, o trem expresso voltará após a concessão e modernização da Linha 10-Turquesa, dentro de um prazo estimado de cinco anos.