Governo de SP adota tecnologia europeia para modernizar trens metropolitanos

O Governo de São Paulo iniciou a implantação de um novo padrão de sinalização ferroviária que promete transformar a mobilidade metropolitana: o ETCS (European Train Control System). Já consolidada na Europa, a tecnologia vai reduzir os intervalos entre trens, aumentar a segurança e integrar a operação de todas as linhas metropolitanas.

A medida abrange as linhas 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e o Trem Intercidades (TIC), incluindo a Linha 7-Rubi. Para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a migração será gradual, assegurando a integração plena da rede.

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  • Barra Funda como hub central

    Em agosto, a estação Palmeiras-Barra Funda passou a operar como novo ponto central do transporte sobre trilhos. Passageiros das linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral agora fazem a integração no mesmo nível, em plataformas opostas, sem custo adicional.

    Segundo Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos, a padronização tecnológica é essencial:

    “As sinalizações de todas as linhas vão se comunicar. Isso permitirá que, por exemplo, um trem da Linha 8 possa circular na Linha 7 ou na Linha 11. O ganho futuro será enorme em flexibilidade e eficiência”.

    Ganhos imediatos para os passageiros

    • Linha 10-Turquesa: passou a chegar até a Barra Funda, facilitando conexões.
    • Linha 12-Safira: operação em loop, com intervalos de 4,5 minutos no pico.
    • Linha 13-Jade: intervalos reduzidos para 10 minutos nos horários de maior demanda.
    • Expresso Linha 10: Santo André-Tamanduateí agora a cada 20 minutos.

    Trem Intercidades e TIM: o futuro sobre trilhos

    Além da modernização da CPTM, o contrato de concessão prevê novos serviços:

    • TIM (Trem Intermunicipal): previsto para maio de 2029, ligará Jundiaí a Campinas em 33 minutos, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.
    • TIC (Trem Intercidades): estreia em maio de 2031, será o primeiro trem de média velocidade do Brasil, conectando São Paulo a Campinas em apenas 64 minutos, a 140 km/h.

    O projeto, leiloado em fevereiro de 2024, foi vencido pelo consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, com investimento de R$ 14,2 bilhões.

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