Ribeirão Preto regulamenta lei que proíbe “rabeira” em veículos

A Prefeitura de Ribeirão Preto publicou o Decreto nº 211/2025, regulamentando a Lei Municipal nº 15.080, de 2 de junho de 2025, que proíbe a prática conhecida como “rabeira” – quando ciclistas, skatistas, patinadores ou usuários de outros equipamentos de mobilidade individual se agarram a veículos em movimento.

A medida tem como objetivo prevenir acidentes de trânsito e proteger principalmente crianças e adolescentes, público mais vulnerável a esse tipo de conduta.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Ribeirão Preto intensifica fiscalização contra a prática de “rabeira”

    Segundo o decreto, a fiscalização ficará a cargo da RP Mobi, da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar, com possibilidade de operações conjuntas.

    As penalidades previstas incluem:

    • Remoção do equipamento utilizado (bicicleta, patinete, skate, etc);
    • Multa no valor de 14 UFESP;
    • Cobrança diária de estada em caso de recolhimento.

    Em casos de reincidência, as autoridades poderão aplicar as penalidades em dobro. Para menores de idade, a equipe acionará o Conselho Tutelar.

    Ações educativas complementam a fiscalização

    Além das penalidades, o decreto prevê campanhas educativas em escolas, programas socioeducativos e a participação de empresas de transporte coletivo, que poderão instalar adesivos de alerta nos veículos.

    De acordo com o prefeito Ricardo Silva, a iniciativa une educação e fiscalização em prol de uma cultura de paz no trânsito.

    A administração destinará os recursos arrecadados com multas e leilões de equipamentos apreendidos à sinalização, engenharia de tráfego e programas de educação.

    Deixe um comentário