A Linha 4-Amarela voltou a operar normalmente em toda a sua extensão nesta segunda-feira (15). Os trens circulam em intervalos regulares entre as estações Vila Sônia-Professora Elisabeth Tenreiro e Luz, segundo a concessionária ViaQuatro.
Na semana passada, o último vagão de um trem descarrilou no trecho entre as estações Vila Sônia e São Paulo-Morumbi, danificando componentes do sistema de sinalização. Desde então, a linha funcionava em via única neste trecho, com intervalos maiores.
Linha 4-Amarela teve atuação intensiva das equipes de engenharia
De acordo com a ViaQuatro, desde quinta-feira (11) equipes de engenharia e manutenção atuaram de forma intensiva, junto a especialistas do fornecedor do sistema de sinalização. O trabalho restabeleceu integralmente a operação.
Numa primeira avaliação, os técnicos identificaram danos que exigiriam a substituição de peças específicas. A concessionária chegou a aguardar a chegada de uma peça da França. Porém, durante os trabalhos, foi possível recuperar a programação automatizada do trecho afetado e reativar o sistema sem comprometer a qualidade e a segurança.
- Leia também: Metrô e mobilidade valorizam moradias
Linha volta a operar com segurança e confiabilidade
Após uma série de testes, foi possível liberar as duas vias para operação plena. A peça de reposição ainda deve ser instalada quando chegar ao Brasil, mas o sistema foi estabilizado, garantindo a segurança dos passageiros.
Nota da ViaQuatro
“A ViaQuatro informa que a Linha 4-Amarela restabeleceu a operação em duas vias e opera normalmente em toda a sua extensão nesta segunda-feira, com trens circulando em intervalos regulares entre as estações Vila Sônia-Professora Elisabeth Tenreiro e Luz.
Desde quinta-feira (11), equipes de engenharia e manutenção da concessionária, em conjunto com especialistas do sistema de sinalização (fornecedor), atuaram de forma intensiva para restabelecer integralmente a operação da linha. Após uma série de intervenções e testes, foi possível retomar a operação plena da linha com segurança e confiabilidade para os passageiros.
Numa primeira avaliação, as equipes identificaram danos em componentes do sistema de sinalização, cuja programação interna é específica para cada trecho da via, sendo necessária sua substituição. No entanto, durante os trabalhos, as equipes conseguiram recuperar a programação automatizada do trecho afetado. Isso permitiu a reativação do sistema com desempenho dentro dos padrões de qualidade e segurança.
A ViaQuatro reforça seu compromisso com a população, mantendo esforços contínuos para garantir a prestação de um serviço seguro e eficiente. A atuação das equipes técnicas e operacionais reflete o empenho da empresa em assegurar a mobilidade urbana com responsabilidade e qualidade.”