O Governo de São Paulo confirmou a isenção no pagamento de tarifa para os moradores do distrito de Ana Dias, em Itariri, no Vale do Ribeira, nos pórticos eletrônicos do sistema Siga Fácil. A medida atende a uma reivindicação histórica da comunidade.
Além disso, o Estado avalia alternativas para oferecer o mesmo benefício aos moradores de Caruara, em Santos. A proposta busca garantir justiça tarifária e preservar a gratuidade no tráfego local, mesmo com as obras previstas no Lote Litoral Paulista.
Isenção faz parte de pacote de investimentos em mobilidade
Com investimento total de R$ 4,3 bilhões, o contrato prevê a duplicação de 89,8 km de rodovias. Também estão previstas a implantação de 108,5 km de marginais e a execução de 212 km de melhorias estruturais. As obras abrangem a Baixada Santista, o Alto Tietê e o Vale do Ribeira. O foco é aumentar a segurança viária, melhorar o fluxo de tráfego e ampliar a mobilidade regional.
Atualmente, cerca de R$ 134 milhões já estão sendo aplicados em obras emergenciais, como recuperação de 34 km de faixas, reforço na sinalização e iluminação. Também estão sendo feitos reparos em pontos críticos e implantadas bases de atendimento 24 horas.
- Leia também: Saiba tudo sobre o cronograma de obras do Lote Litoral nas rodovias da Baixada Santista
Governo destaca compromisso com dispensa de tarifa
“Os moradores de Ana Dias terão isenção total da tarifa, e estamos avaliando alternativas para garantir o mesmo a Caruara. Nosso compromisso é assegurar que o tráfego local continue gratuito, enquanto levamos infraestrutura moderna e mais segurança para toda a região”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Desde o início da concessão, já foram realizados quase 10 milhões de m² de limpeza e manejo de vegetação, o equivalente a mais de mil campos de futebol, ampliando a visibilidade e a segurança nas pistas.