Desde 2023, as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade lideram uma transformação na mobilidade urbana com a adoção de energia 100% renovável em suas operações. A iniciativa, pioneira no Brasil, já resultou em uma redução de 79% nas emissões de gases de efeito estufa, promovendo um modelo de transporte coletivo limpo, seguro e sustentável em São Paulo.
As linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda são abastecidas por eletricidade de fonte eólica, parte gerada no Piauí. Toda a operação utiliza energia, incluindo trens, escadas rolantes, portas de plataforma e sistemas de climatização. Com isso, cada viagem consome, em média, 3,7 kWh de energia limpa por passageiro. Esse valor representa metade da emissão de carbono que todos gerariam caso utilizassem veículos particulares. Isso evidencia a eficiência ambiental do sistema de transporte coletivo.
ViaQuatro e ViaMobilidade elevam padrão de sustentabilidade
O sistema inteligente das concessionárias permite a regeneração de energia durante as frenagens dos trens, redistribuindo-a para outras composições em aceleração. Essa eficiência energética otimiza o consumo e torna o modelo ainda mais sustentável.
O compromisso com a sustentabilidade é parte da estratégia da Motiva, holding das concessionárias, que integra a Ambição 2035 – plano que prevê neutralidade de carbono até 2035 e redução de 59% das emissões até 2033, com metas validadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi).
As ações incluem também o uso de gás R32 em sistemas de ar-condicionado (menos poluente), gestão sustentável da cadeia de valor e rigorosos padrões de segurança, que já resultaram na queda de acidentes graves nas linhas.
Impacto positivo nas cidades e no meio ambiente
Ao optar pelo transporte operado pela ViaQuatro e ViaMobilidade, o passageiro contribui ativamente para a redução da pegada de carbono urbana. A iniciativa reforça o papel dos trilhos como solução sustentável para os grandes centros urbanos.
Além da inovação tecnológica, as linhas operadas pelas concessionárias têm integração com importantes eixos de mobilidade da capital paulista, conectando zonas estratégicas com mais eficiência e impacto ambiental reduzido.