A Linha 17-Ouro do monotrilho, em construção na Zona Sul de São Paulo, avançou para uma nova fase de testes com simulação de passageiros. Os trens começaram a operar com sacos de areia que simulam o peso de passageiros a bordo. As informações foram apuradas pelo Via Trolebus, com base em informações divulgadas pela Folha de São Paulo.
Vídeos nas redes sociais mostram os trens em alta velocidade durante os ensaios realizados a partir do Pátio Água Espraiada. Os primeiros testes ocorreram com os veículos vazios, mas agora seguem uma sequência de quatro estágios com pesos progressivos.
Linha 17-Ouro entra em nova fase com testes simulados
No primeiro estágio, conhecido como AW1, os trens operam com 25% da capacidade total de carga, com sacos de areia posicionados principalmente à frente dos assentos. A cabine estava parcialmente coberta com plástico preto para evitar sujeira, e os sistemas de som já emitem avisos de proximidade das estações.
Testes preparam a futura linha para operação
A futura linha será uma ligação estratégica entre o Aeroporto de Congonhas e a malha metroferroviária da capital. Os testes simulam as condições reais de operação para garantir o desempenho e a segurança dos trens antes da entrada em funcionamento.