Ventania provoca estragos em cidades do litoral paulista nesta segunda

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou um panorama detalhado das ocorrências provocadas pelos fortes ventos registrados na segunda-feira (28) em diversas cidades do litoral paulista. As rajadas superaram os 100 km/h em alguns municípios do litoral, provocando quedas de árvores, danos em estruturas, escolas destelhadas, interrupções viárias e risco para pedestres e motoristas.

Confira o resumo por cidade:

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Ubatuba

    Ubatuba foi uma das cidades mais afetadas do litoral. Houve queda de árvore na Rua Guarani, região central, e na subida da Praia do Félix. Fios de alta tensão caíram na Avenida Iperoig, e a queda de um telhado levou à interdição da Rua Professor Thomaz Galhardo.

    Na Praça da Cadeia Velha, outra árvore caiu em frente ao antigo Fórum. Um colégio no Parque dos Ministérios foi destelhado. Na Rua Conceição com Rua Nazarenos, moradores registraram nova queda de árvore pela manhã. No bairro Marafunda, ventos arrancaram telhados, e no bairro Cachoeira dos Macacos um poste de energia caiu. No Taquaral, houve mais registros de estragos.

    Praia Grande

    Em Praia Grande, os ventos cederam a estrutura de um posto de gasolina, que estava desativado no momento. O índice pluviométrico foi de 0 mm nas últimas 24 horas. Apesar dos danos, ninguém se feriu.

    Santos

    Em Santos, ventos de 111,55 km/h foram registrados na estação da Praticagem. Houve queda de galho sobre a rede elétrica na Rua Cristiano Solano, 115, no bairro Bom Retiro.

    São Vicente

    A cidade registrou quedas de árvores nas avenidas Wilson Thomaz, Angelina Pretti, Dom Pedro I e Padre André de Soveral. Uma estrutura metálica de uma casa de eventos caiu sobre a rede elétrica na Rua Celso Santos, 715, no bairro Gleba 2. A Defesa Civil isolou a área enquanto aguardava a CPFL.

    Cubatão

    Cubatão registrou a queda de uma árvore na Rua México, no Jardim Casqueiro, e parte da lona de um galpão no Píer do Casqueiro se soltou. A Defesa Civil orientou o isolamento da área.

    Guarujá

    Em Guarujá, os ventos chegaram a 78 km/h. O único registro foi a queda de uma árvore. O acumulado de chuva foi de apenas 0,11 mm.

    Caraguatatuba

    Os ventos chegaram a 85 km/h. Houve queda de placa na Avenida da Praia, destelhamento de loja na Miguel Varlez e barracas destruídas na Praça da Cultura. Na Praia da Cocanha, mesas foram arremessadas ao mar. As escolas suspenderam aulas para 21 mil alunos. A Igreja da Cidade, no bairro Indaiá, teve estrutura danificada.

    Ilhabela

    Houve acionamento da Defesa Civil para queda de árvore de grande porte. A travessia de balsa operava normalmente.

    Bertioga

    Uma tenda de eventos usada na Festa da Tainha teve parte da lona arrancada. Não houve vítimas.

    Mongaguá

    Registrou ventos de até 111 km/h. Queda de árvore e poste de energia ocorreram na Avenida Dudu Samba. Na Avenida Marina com Embaixador Pedro de Toledo, barracas sofreram danos. Estruturas do Festão foram afetadas, mas a estrutura principal ficou preservada. A liberação depende de vistoria do Corpo de Bombeiros.

    Iguape

    Registrou ventos de 93 km/h. Houve duas quedas de árvores na Estrada do Icapara, 34 tendas danificadas na Avenida Jânio Quadros e desabamento parcial de muro na Rua Capitão Floramante.

    muro Iguape
    Na Rua Capitão Floramante, em Iguape, houve o desabamento parcial de um muro de uma quadra de futebol – Foto: Defesa Civil do Estado de SP
    árvore Iguape
    Queda de árvore em Iguape – Foto: Defesa Civil do Estado de SP
    tendas Iguape
    Tendas danificadas na Avenida Jânio Quadros – Foto: Defesa Civil do Estado de SP

    Com informações da Defesa Civil do Estado de São Paulo, TV Globo, Litoral em Pauta e Jornal Agito Ubatuba.

    Deixe um comentário