Redução de mortes no trânsito na Região Metropolitana de SP

A Região Metropolitana de São Paulo, composta pela capital e outras 38 cidades, registrou uma significativa redução nas mortes no trânsito. Em junho, houve uma diminuição de 9,3% no número de óbitos em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No primeiro semestre deste ano, a redução foi de 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Esses dados são fornecidos pelo Infosiga, a plataforma de estatísticas viárias do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

Redução de mortes no trânsito entre pedestres e ciclistas

O destaque dessa redução está nas mortes que envolvem pedestres e ciclistas, dois dos grupos mais vulneráveis no trânsito. Entre os pedestres, as perdas recuaram 27,6% em junho de 2025 em comparação com junho de 2024, passando de 76 para 55 óbitos. No semestre, a redução foi de 5%, com uma diminuição de 338 para 321 óbitos. Entre os ciclistas, o recuo foi ainda mais expressivo: 36,4% na comparação mensal e 29,4% na semestral.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Impacto nas mortes no trânsito envolvendo motocicletas e automóveis

    As mortes relacionadas a sinistros com motocicletas apresentaram um aumento de 2,3% na comparação mensal, mas mostraram estabilidade no semestre, com uma diminuição de 0,4%. Já os óbitos relacionados a automóveis, apesar de terem crescido 70,6% na comparação mensal, apresentaram uma diminuição de 12,2% no semestre.

    São Paulo e Guarulhos lideram a redução de mortes no trânsito

    São Paulo e Guarulhos, os municípios mais populosos do estado, estão à frente na melhoria dos números do trânsito. A capital acumulou uma redução de 7,5% nas mortes no ano e de 3,6% na comparação mensal. As bicicletas lideraram os bons resultados, com 36,4% menos mortes no segmento. Em seguida, os óbitos com automóveis recuaram 16,4% no ano. O grupo dos motociclistas também teve redução de mortes na cidade de São Paulo: 12,5% na comparação mensal e 7,6% no semestre. Os pedestres tiveram uma queda de 4,7% nas mortes em junho e de 1,6% no primeiro semestre.

    Guarulhos destaca-se na redução de mortes

    Guarulhos encerrou o semestre com 31,6% menos mortes no trânsito em junho deste ano, resultando em um número 26,5% menor de óbitos. O volume de vidas salvas entre os pedestres chama a atenção, com menos da metade dos óbitos do ano passado, tanto na comparação mensal (-57,1%) quanto na semestral (-56,8%). Os sinistros com automóveis também mataram menos no ano, com queda de 26,7%. Entre os motociclistas, Guarulhos teve 10% menos mortes em junho deste ano na comparação com o mesmo mês de 2024, consolidando um recuo de 9,5% nos óbitos com motocicletas no semestre.

    A redução das mortes no trânsito na Região Metropolitana de São Paulo reflete os esforços contínuos para melhorar a segurança viária e proteger os grupos mais vulneráveis, como pedestres e ciclistas. A liderança de São Paulo e Guarulhos nesse processo destaca a importância de políticas públicas eficazes e de conscientização para a preservação de vidas.

    Deixe um comentário