Um homem acabou detido após atacar um ônibus com uma pedra na manhã desta quinta-feira (10), em Guaianases, na Zona Leste da capital paulista. O caso ganhou repercussão depois que motoristas contaram à reportagem da TV Globo que o coletivo estava estacionado quando um pedestre na calçada começou a gritar frases como “estou desempregado” e lançou uma pedra gigante em direção ao veículo.
Motorista e passageiros contêm agressor de ônibus em Guaianases
A pedra atingiu uma barra amarela dentro do ônibus, que quebrou e caiu no chão, quase atingindo o motorista. Logo depois, outro condutor que testemunhou a cena partiu para cima do homem. Recebendo ajuda de passageiros e transeuntes para imobilizá-lo até a chegada da Polícia Militar. O agressor apresentava manchas de sangue no rosto quando acabou contido.
Ataques a ônibus preocupam autoridades na Grande SP
Este é apenas um entre mais de 300 ataques registrados somente na cidade de São Paulo desde 12 de junho, número que sobe para mais de 500 quando inclui-se Grande SP e litoral. O motorista e o passageiro que ajudaram a segurar o agressor acionaram a polícia, que classificou o caso como tentativa de homicídio e depredação do patrimônio público.
Prefeitura de SP e SPTrans repudiam ataques contra ônibus
Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a SPTrans reforçaram repúdio aos atos de vandalismo registrados no sistema de transporte. Informaram também que continuam colaborando com as investigações e destacaram a atuação da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que esteve no local na Avenida Miguel Achiole da Fonseca, no Jardim São Paulo. Onde encontrou o ônibus da Metrópole Paulista atingido e o agressor já contido por populares. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana ressaltou que o caso seguirá para apuração na Polícia Civil.
Suspeito levado ao DEIC e caso segue em investigação
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o suspeito, que arremessou a pedra contra o ônibus, seguiu para o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC). O caso continua em andamento, e as autoridades ainda irão ouvir o homem.
Notas oficiais da Prefeitura de SP e da Secretaria de Segurança Pública
Nota da Prefeitura de SP:
“A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a SPTrans reiteram que repudiam os atos de vandalismo registrados no sistema de transporte e continuam fornecendo todas as informações necessárias para auxiliar nas investigações. Na manhã desta quinta-feira, 10, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) foi acionada para atender a uma ocorrência de dano material e depredação de ônibus na Avenida Miguel Achiole da Fonseca, 1.526. Jardim São Paulo, região de Guaianases. No local, os agentes se depararam com um ônibus da empresa Metrópole Paulista atingido por uma pedra e um homem detido por populares. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) informa que o caso será apurado pela Polícia Civil.”
Nota da Secretaria de Segurança Pública:
“Um suspeito de apedrejar um ônibus acabou detido nesta quinta-feira (10), na região de Guaianases, Zona Leste da capital. Ele seguiu ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), onde registram o caso e o ouvirão. A ocorrência continua em andamento.”