Alterações na Linha 2-Verde do Metrô no fim de semana

A Linha 2-Verde do Metrô vai funcionar com velocidade reduzida na noite de sábado (5) e durante todo o domingo (6). Os passageiros podem utilizar as linhas 4-Amarela, 3-Vermelha e 1-Azul como alternativa.

A circulação dos trens na Linha 2-Verde será afetada neste fim de semana devido às obras de construção do novo túnel de interligação com a Linha 4-Amarela. A partir das 20h do sábado (5), e durante todo o domingo (6), os trens circularão por via singela, resultando em velocidade reduzida e maior intervalo em toda a linha.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Essa alteração se faz necessária para garantir a segurança durante os trabalhos de escavação do túnel Sul, que segue na direção da estação Consolação (Linha 2-Verde). Essa medida deverá se repetir sempre que necessário em outros finais de semana. Além desse túnel, a escavação do túnel Norte, que vai em direção à estação Paulista (Linha 4-Amarela), já começou. Até o momento, foram executados seis metros dos 75 metros previstos.

    Para evitar atrasos, a melhor alternativa para os passageiros sem destino final na Linha 2-Verde é programar a viagem utilizando as demais linhas com integrações disponíveis. Por exemplo, quem está na Linha 4-Amarela poderá fazer a conexão para a Linha 3-Vermelha na estação República e para a Linha 1-Azul na estação Luz. Aqueles que vêm pela Linha 5-Lilás têm como opção a integração com a Linha 1-Azul na estação Santa Cruz. A exceção são os passageiros com destino à Linha 15-Prata, que deverão necessariamente utilizar a Linha 2-Verde.

    Nova conexão com a Linha 4-Amarela

    Com capacidade para até 18 mil passageiros por hora, a nova ligação subterrânea permitirá a redistribuição do fluxo de pessoas. Isso tornará a transferência entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela mais rápida e eficiente. A atual interligação passará a operar em sentido único, reduzindo congestionamentos e melhorando a circulação.

    Para a escavação do túnel, utiliza-se o método NATM (Método Austríaco de Túnel), que proporciona maior flexibilidade para lidar com diferentes condições geológicas. A escavação ocorre a partir de um poço com 31,5 metros de profundidade, situado na Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra. No futuro, a equipe vai usar esse poço para ventilação e exaustão do novo túnel.

    O Consórcio Conexão Paulista/Consolação CTS, formado pelas empresas Constran, Telar e Sprail, assinou o contrato para executar a obra. O investimento atualizado para a obra é de R$ 70 milhões, com conclusão prevista para 2026.

    Deixe um comentário