A CPTM lança uma campanha virtual nas redes sociais e coloca monitores das estações para orientar os passageiros sobre as dimensões máximas permitidas de pacotes e volumes para entrar nas estações e viajar nos trens da companhia a partir desta terça-feira (1/7).
Algumas estações da CPTM estão localizadas próximas aos principais centros de compras da capital paulista e regiões importantes de comércio popular, levando milhares de pessoas diariamente a frequentar esses locais, principalmente em datas comemorativas e feriados.
Nesses períodos de festas e comemorações, é comum os passageiros embarcarem nas estações e trens carregados de muitos pacotes, sejam presentes, materiais escolares, objetos de decoração e até materiais para reforma. Para embarcar com comodidade, conforto e segurança, existem regras específicas para carregar grandes volumes.
A campanha reforça em vídeos as dimensões máximas de objetos permitidos para entrar nas estações. O pacote ou peça precisa ter o tamanho nas medidas de 1,5m de altura x 60cm de largura x 30cm de profundidade. O transporte de produtos acima das dimensões permitidas pode causar transtornos aos demais passageiros, além de comprometer a segurança. Por isso, qualquer objeto fora dos padrões não é permitido.
Sobre a campanha da CPTM
A regra vale para as 57 estações da companhia durante toda a operação comercial, seja em dias úteis, fins de semana ou feriado. A campanha estará no ar durante todo o mês de julho nos monitores de estações e entrará gradativamente nos monitores dos trens entre julho e agosto. Além disso, a campanha ganhará espaço sempre próxima às datas que movimentem o comércio.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos opera em um sistema de transporte ferroviário de passageiros, transportando cerca de 1,6 milhão de passageiros por dia útil. Os trens percorrem aproximadamente 65 mil km diariamente, o equivalente a uma volta e meia em torno da Terra. Isso acontece em 1.868 viagens programadas, distribuídas em cinco linhas que somam 196 km de extensão. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital paulista.