A BYD estreou no Brasil um novo caminhão elétrico voltado para operações em redes de energia. Trata-se de uma versão adaptada do modelo eT18, equipada com um cesto aéreo isolado para manutenção de linhas vivas e redes de transmissão.
A organização apresentou o modelo durante o SENDI 2025, maior seminário da América Latina sobre distribuição de energia elétrica, realizado em Belo Horizonte. A novidade reforça o avanço da eletrificação em veículos pesados voltados para serviços técnicos especializados.
Caminhão elétrico da BYD atende setor de energia
Desenvolvido em parceria com a Embark, o novo caminhão traz um cesto aéreo VST 47 com alcance de 15,8 metros e isolamento de 46KV. A estrutura permite intervenções seguras em redes energizadas, sem necessidade de desligamento.
A solução alia tecnologia e sustentabilidade, ampliando o alcance do eT18, que já atua no setor logístico. Agora, entra também no segmento de concessionárias de energia elétrica.
Potência e segurança com emissão zero
O caminhão elétrico é equipado com bateria de fosfato ferro-lítio (LFP), torque de 450 Nm e peso bruto total (PBT) de 21 toneladas. Essa configuração garante força, autonomia e desempenho para operações críticas.
Segundo a BYD, o eT18 reforça o compromisso da marca com a eletromobilidade e mostra que é possível atender às exigências mais técnicas da infraestrutura com soluções livres de emissões.
Evento destaca inovações em eletromobilidade
A apresentação no SENDI 2025 reforçou o papel do eT18 como uma solução completa para o setor elétrico. O evento reuniu especialistas e empresas do setor para debater o futuro da distribuição de energia com foco em sustentabilidade e inovação.
Com o novo modelo, a BYD aposta em nichos estratégicos e amplia o uso do caminhão elétrico como ferramenta de transformação no setor de energia do país.