Vias urbanas de Campinas registraram redução de 17% nas mortes de motociclistas no primeiro quadrimestre de 2025. Dez vítimas até abril, contra 12 no mesmo período de 2024, revelam que duas vidas foram salvas nesse grupo. Apesar dessa queda, motociclistas e garupas ainda representam 48% dos óbitos (10 de 21) em vias urbanas, durante os primeiros quatro meses do ano.
Dados do Boletim Mensal de Óbitos no Trânsito, elaborado pela Emdec, mostram redução global de 5% no número de mortes urbanas (21 em 2025 contra 22 em 2024), com pedestres ocupando 33% desses registros e ocupantes de outros veículos representando 3 vítimas – queda de 25%, e nenhum óbito de ciclistas desde janeiro.
Confira os locais onde motociclistas sofreram acidentes fatais em 2025:
- Av. Padre Gaspar Bertoni
- Av. Ruy Rodriguez
- Av. José Christóvão Gonçalves
- R. Dez (antiga rodovia Santos Dumont)
- Av. Suaçuna
- R. General Osório
- Av. das Amoreiras
- R. Marcelina Rodrigues Paschoal
- R. Cosmópolis
- R. Padre João Batista Carvalho
Entre as 22 mortes urbanas, 50% resultaram de excesso ou inadequação de velocidade, e 33% envolveram álcool.
Fortalece esse cenário o avanço no número total de mortes no trânsito de Campinas: em 2024, registro chegou a 156 – três a menos que em 2023 (159). Entre janeiro e abril, queda de 38%: de 56 para 35 óbitos.
Motociclistas ainda mais vulneráveis
Motociclistas seguem como a categoria mais afetada nas vias urbanas, concentrando quase metade dos óbitos. Por isso, esforços nas ações educativas durante o Maio Amarelo priorizam esse público.
Condutores de moto no foco das blitze e workshops
Durante o Maio Amarelo, a Emdec organizou 43 ações voltadas a motociclistas e pedestres, alcançando mais de 9,3 mil pessoas. Workshops de pilotagem segura, blitze educativas e operações conjuntas com Polícia Militar e Guarda Municipal intensificaram fiscalização com 3,8 mil infrações registradas em 106 ações integradas.