O Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte é um marco na mobilidade ferroviária brasileira, conectando Campinas, Jundiaí e São Paulo em um trajeto rápido e eficiente de apenas 60 minutos. Com uma extensão de 101 quilômetros e velocidade de até 140 km/h, o projeto promete transformar a forma como milhares de pessoas se deslocam entre as cidades, trazendo mais conforto e economia de tempo.
Com capacidade para transportar 860 passageiros por viagem, o TIC atenderá uma demanda crescente por transporte público de alta qualidade. Além do trem de média velocidade, o projeto inclui o Trem Intermetropolitano (TIM), que ligará Jundiaí a Campinas em 33 minutos, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos. Essa integração oferece novas opções para quem vive ou trabalha nas regiões atendidas.
As obras do TIC Eixo Norte estão previstas para começar em 2026, com conclusão estimada para 2031. Esse projeto, que integra o programa “SP nos Trilhos”, é um marco importante para a mobilidade no estado. Além disso, ele representa um investimento de R$ 14,2 bilhões e promete gerar 10 mil empregos diretos e indiretos, contribuindo significativamente para a economia local. O programa também prevê expandir mil quilômetros de linhas ferroviárias em São Paulo, incluindo TIC, metrôs e VLT, ampliando as opções de transporte na região.
Outros eixos do TIC
O programa também abrange o TIC Eixo Oeste, que conectará São Paulo a Sorocaba, além dos TICs Eixo Leste e Sul, ligando a capital a São José dos Campos e à Baixada Santista. Juntos, esses projetos somam R$ 194 bilhões em investimentos e têm potencial para beneficiar mais de 20 milhões de pessoas.
Modernização do transporte
O TIC Eixo Norte reflete o compromisso do governo paulista com a modernização do transporte público e a sustentabilidade. A redução de veículos nas rodovias e a eficiência do transporte ferroviário vão beneficiar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida. Ao conectar importantes polos econômicos e urbanos, o projeto também impulsionará o desenvolvimento regional, fortalecendo a economia e melhorando a mobilidade urbana.