O transporte público de Santos recebeu 32 novos ônibus, incluindo 30 veículos convencionais e dois micro-ônibus, todos equipados com a tecnologia Euro 6 para reduzir emissões poluentes.
Com a adição, a cidade passa a contar com 33 coletivos mais sustentáveis e uma frota ainda mais moderna, com idade média reduzida de 4,17 para 3,26 anos – uma das mais novas do Brasil.
Durante a apresentação dos veículos, o secretário de Governo, Fábio Ferraz, destacou a modernidade da frota de Santos, que oferece Wi-Fi, ar-condicionado e acessibilidade em todos os veículos.
Os novos ônibus incluem ainda tecnologias avançadas, como biometria facial, telemetria para monitoramento remoto e um sistema de descarga eletronicamente controlado, que limita a emissão de gases poluentes.
A renovação também coincide com a expansão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o que deve otimizar o sistema de transporte, reduzindo o número de ônibus em circulação nas áreas cobertas pelo VLT e ampliando a integração entre modais.
A expectativa é que a operação do VLT contribua para uma significativa melhoria na mobilidade urbana e qualidade de vida na cidade.