Vídeo mostra homens danificando trilhos da Linha 8-Diamante; ViaMobilidade esclarece situação

ViaMobilidade Linhas 8 e 9
Foto: Igor Roberto/Grupo PLN

Desde sexta-feira, 18 de outubro, um vídeo circula nas redes sociais mostrando dois homens danificando os trilhos da Linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade, aparentemente com a intenção de coletar pedaços de metal para venda. O incidente, registrado próximo à Estação Engenheiro Cardoso, entre Jandira e Itapevi, na Grande São Paulo, mostra um dos homens usando um martelo para soltar os pinos que fixam os trilhos nos dormentes.

Esse tipo de vandalismo pode comprometer a estabilidade dos trilhos, gerando riscos graves à segurança ferroviária, como o aumento do perigo de descarrilamentos e outros acidentes. Além disso, os próprios responsáveis pela ação se expõem ao risco de atropelamento pelos trens.

Em nota ao Mobilidade Sampa, a ViaMobilidade esclareceu que os vídeos mostrados são antigos e não correspondem a um incidente ocorrido neste final de semana. A concessionária lamenta atos de vandalismo que possam prejudicar a operação e informou que desde então reforçou a segurança, aumentando o número de patrulhas a pé e de moto-ronda. A empresa também está testando um sistema de detecção de intrusos na via para prevenir furtos.

A concessionária destaca que esses furtos podem gerar não apenas atrasos, mas também colocam em perigo a segurança de todos os envolvidos. A ViaMobilidade pede que qualquer ocorrência como essa seja denunciada através dos canais oficiais:

  • WhatsApp: (11) 91277-6323
  • Ouvidoria: 0800.770.7106

Confira nota completa da concessionária encaminhada ao Mobilidade Sampa sobre os vídeos:

A concessionária informa que os vídeos mostrados são antigos e não aconteceram neste final de semana. 

A empresa lamenta atos de vandalismo que comprometam a operação do sistema de transportes e promove ações que visam coibir a prática de furtos.

Desde o período em que aconteceram estes furtos, a empresa reforçou a segurança e tem trabalhado constantemente com as autoridades responsáveis pela segurança pública, além de investir no  aumento do número de patrulhas com seguranças a pé e de moto-ronda. Há também um sistema, em fase de testes, que detecta a intrusão de pessoas na via.

Destacamos que esses furtos, como o que foi registrado nas imagens, geram não apenas atrasos, como representam perigo aos próprios autores porque há o risco de atropelamento pelos trens. Qualquer ocorrência como esta pode ser reportada pelos canais oficiais da Concessionária, que podem ser feitas via WhatsApp (11) 91277-6323 ou pela Ouvidoria no 0800.770.7106.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *